Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Inovação

ITEN lança edital para incubação e pré-incubação de empresas

Serão selecionadas até sete ideias inovadoras das áreas de Gestão e Negócios, Eletrotécnica, Informática, Energias Renováveis e Estudos de Física

Publicada em 26/07/2017 Atualizada há 1 ano

A Incubadora Tecnológica Energia e Negócios (ITEN) torna público o lançamento do Edital Nº 021/2017-DG/JC, de seleção de ideias empreendedoras para pré-incubação em hotel de projetos e de empreendimentos para incubação.

Os interessados poderão submeter suas propostas no período de 27 de julho a 10 de agosto de 2017, preenchendo a ficha de inscrição e o Plano Descritivo, disponíveis nos anexos do Edital. Após triagem das propostas inscritas, os projetos aprovados passarão por apresentação oral da ideia de negócio ao Comitê da Seleção. 

Ao todo, serão selecionados sete projetos, sendo três para pré-incubação no Hotel de Projetos e quatro para incubação propriamente dita, dos quais dois serão para empresas residentes e as outras duas vagas para empresas não-residentes. Serão selecionados, prioritariamente, projetos das seguintes áreas: Gestão e Negócios; Eletrotécnica; Informática; Energias Renováveis; e Estudos da Física. O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 28 de agosto.


SOBRE O PROCESSO DE INCUBAÇÃO

A ITEN desenvolve o processo de incubação através de quatro fases, os empreendedores que já possuem empresa com CNPJ não necessitam iniciar na fase de pré-incubação, mas podem entrar na fase 2 na modalidade residente ou não residente, conforme segue:

  • FASE 1 - Implantação/Hotel de Projetos ou Pré-incubação: inicia-se a partir do processo de seleção, podendo durar até 6 meses, objetiva desenvolvera ideia de negócio, para definição do empreendimento e realizar o estudo de viabilidade técnico-econômico-financeira, necessário para o efetivo início do negócio;
  • FASE 2 - Desenvolvimento / Incubação: esta fase pode durar de 06 a 12 meses, todavia, o tempo depende das características do empreendimento incubado.
  • FASE 3 - Produção / Consolidação: dura de 01 a 12 meses e espera-se que os empreendedores consolidem a visão sistêmica do “processo empresa”.
  • FASE 4 – Graduação: pode durar de 01 a 06 meses e a empresa deve estar pronta para sair da Incubadora, ou seja, deve demonstrar habilidade e segurança na consolidação dos processos produtivos, faturamento anual e índice de liquidez, sendo finalmente capaz de enfrentar o mercado competitivo.

Na fase 1, o Hotel de Projetos destina-se a um processo de orientação e capacitação continuada de equipes, formadas por até 4 (quatro) pessoas e tutoreadas por servidores do Campus, com formação na área de conhecimento da ideia a ser desenvolvida, trata-se da pré-incubação. Os projetos serão amadurecidos durante 06 (seis) meses, período máximo de permanência de nessa fase, visando não apenas a melhoria das ideias de negócio, mas a formação de empreendedores nas dimensões da gestão, econômico-financeira, marketing e desenvolvimento tecnológico.

O Hotel de projetos da ITEN oferece a oportunidade de assessoramento técnico e capacitações fundamentais para o desenvolvimento dos projetos, com o propósito de fomentar a cultura empreendedora, a manifestação criativa dos participantes e o incentivo à formalização de empresas locais.

Para a fase 2, a incubação se dá por meio residente e não residente. Empresas residentes são Empreendedores individuais ou empresários em sociedade, micros e pequenas empresas já constituídos (pessoas jurídicas),que precisam de espaço físico para se instalar e necessitam de apoio fornecido pela Incubadora e seus parceiros para o desenvolvimento gerencial do seu negócio. Empresas não-residentes são Empreendedores individuais ou empresários em sociedade, micros e pequenas empresas já constituídos (pessoas jurídicas), que não necessitam de espaço físico para sua instalação, mas que necessitam de apoio técnico e gerencial ofertado pela Incubadora e seus parceiros para o desenvolvimento de seu negócio.


Acesse:

Edital Nº 021/2017-DG/JC - Seleção de Ideias Empreendedoras para Pré-Incubação em Hotel de Projetos e Empreendimentos para Incubação

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas