Você está aqui: Página Inicial / Campi / João Câmara / Notícias / IFRN oferece primeiro doutorado em Educação Profissional da Rede Federal
PIONEIRISMO

IFRN oferece primeiro doutorado em Educação Profissional da Rede Federal

11/12/2018 - Instituto será o primeiro do Brasil a ter doutorado acadêmico.

IFRN oferece primeiro doutorado em Educação Profissional da Rede Federal

A previsão é que a abertura da seleção aconteça em dezembro ou janeiro, com processo seletivo até abril de 2019

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), divulgou, na última quinta-feira (6), a autorização de funcionamento do curso de Doutorado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) do Campus Natal-Central do IFRN. Além de ser o primeiro curso de doutorado do IFRN, a instituição é a primeira da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do país a oferecer doutorado em Educação. A conquista, que marca uma nova etapa no que se refere à pós-graduação da Instituição, começou a ser construída ainda na fase de implementação do mestrado.

O coordenador do PPGEP, professor José Mateus do Nascimento, celebra o privilégio de estar fazendo parte dessa história de pioneirismo. “É uma conquista, e a gente fica muito feliz porque começa pelo IFRN que, para o Brasil, sempre esteve na vanguarda de muita coisa”, afirmou. O professor ressaltou que em meados dos anos 90, o Instituto esteve a frente nos cursos de Licenciaturas, ainda na época do Cefet [Centro Federal de Educação Tecnológica]. “Nosso programa político pedagógico, por exemplo, que discute a formação humana em sua dimensão integral, por sua coerência teórica e curricular, termina sendo referência para os demais IFs”, diz.

Já o reitor do IFRN, Wyllys Abel Farkatt Tabosa, destacou o marco histórico da aprovação: “a instituição recebe com imensa alegria e satisfação a notícia da aprovação do primeiro Doutorado do IFRN, bem como do primeiro Doutorado em Educação Profissional na Rede Federal do Brasil. Isso representa mais um marco histórico para a nossa instituição. Estão de parabéns os professores pesquisadores, gestores, técnicos e egressos do Programa que, com determinação e engajamento, se imbuíram da responsabilidade de aprovar mais essa oferta curricular, tornando possível a completude do ciclo de verticalização acadêmica em nossa cultura institucional”, disse.

Avaliação

O corpo docente da PPGEP, entre os meses de fevereiro a junho de 2018, construiu o projeto de implementação do Programa de Doutorado. Em junho, o projeto foi submetido à avaliação. “De forma inédita, o resultado não saiu, e então veio um pedido de diligência. Solicitaram uma visita in loco, a ser realizada com o intuito de avaliar a Instituição, professores e alunos”, contou, ainda, o coordenador do programa.

Após a solicitação, nos dias 3 e 4 de setembro de 2018, os avaliadores da Capes vieram ao IFRN e conheceram de perto a Instituição, tanto no que se refere à infraestrutura, como também aos corpos docente e discente: “Os avaliadores vieram analisar todos os elementos: infraestrutura, corpo docente, corpo discente e dialogar com a gestão. Houve, então, reuniões na Reitoria, com o reitor e pró-reitores, para perceber inclusive o nível de apoio que a Instituição dá ao programa. Eles visitaram bibliotecas, a própria Diretoria Acadêmica (Diac), laboratórios de informática e saíram com boas impressões”, disse José Mateus. Após a visita técnica, o projeto foi encaminhado então para a outra instância de avaliadores: o Conselho Técnico e Científico da Capes (CTC).

De acordo com o coordenador, a previsão é que a abertura da seleção não demore: “Vai haver uma reunião do colegiado, a perspectiva é que se abra um edital de seleção em dezembro ou janeiro, com processo seletivo até abril. Há uma expectativa de ingresso para primeira turma em 2019.1”, finalizou.

Tags: , ,