Egresso

Ex-aluno do Campus João Câmara é destaque em competição de Cubo Mágico

Edvan Pontes foi aluno do Curso Técnico Subsequente em Informática

Publicada em 21/12/2015 Atualizada há 1 ano

Na foto (da direita para a esquerda): Diogo Rafael; Pablo Eduardo; e Edvan Pontes (ex-aluno do Campus João Câmara)

No último dia 12 de dezembro aconteceu na capital potiguar o I Campeonato de Cubo Mágico de Natal, realizado no miniauditório do Campus Natal Central do IFRN. O evento reuniu 28 participantes de diversos municípios do Rio Grande do Norte, entre eles Edvan Pontes, ex-aluno do curso Técnico em Informática do Campus João Câmara.

O ex-aluno, que é considerado hoje um dos melhores cubistas do estado, já obteve premiação em algumas competições oficiais e conquistou o primeiro lugar em duas modalidades de puzzles disputados no campeonato local: a Torre de Hanoi com três discos, cujo tempo de resolução foi de 5,83 segundos; e a Torre de Hanoi com 4 discos, cujo tempo de resolução foi 12,4 segundos.

O Campeonato realizado em Natal teve, ainda, três outras modalidades: Cubo Mágico 3x3, Cubo Mágico 2x2, e Pyraminx (Tetraedro). Em cada modalidade avançavam os participantes com melhores médias (menor tempo) na solução de cada puzzle. Na categoria Cubo Mágico 3x3, o campeão foi Marlilson Augustinho (São Paulo do Potengi), com média de 16,10 segundos. Na categoria Cubo Mágico 2x2, venceu João Vitor (Natal), com média de 6,27 segundos. Na categoria Pyraminx, venceu Pablo Eduardo Nikolais (Mossoró), com média de 8,23 segundos.

Edvan, que foi monitor de matemática no Campus João Câmara (oportunidade na qual desenvolveu suas habilidades com o cubo mágico e outros puzzles), pretende agora realizar um torneio oficial que seja reconhecido pela WCA (World Cube Association - Associação Mundial de Cubo Mágico) na sua cidade natal, João Câmara/RN, com a participação de delegados da entidade.