Estudantes podem participar de Concurso Internacional de redação de cartas

Alunos da rede pública e privada de ensino com até 15 anos de idade podem realizar inscrição

Publicada em 23/02/2018 Atualizada há 1 ano

Com o objetivo de incentivar as crianças e adolescentes a expressarem a criatividade e melhorar seus conhecimentos linguísticos, e também visando reconhecer talentos, o Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça. No Brasil, a realização do concurso fica a cargo dos Correios e é desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional. A quarta etapa - fase internacional - fica a cargo da UPU. A participação se dá por meio das escolas (rede pública e privada), que selecionam, entre as redações de seus alunos, até duas melhores cartas para representá-las.

“Imagine que você é uma carta que viaja no tempo. Que mensagem você quer deixar para seus leitores?”. Esse é o tema sobre o qual os alunos devem escrever. As redações devem ser cartas argumentativas (do gênero textual carta e do tipo textual argumentativa); apresentadas em forma de carta alinhada ao padrão internacional, ou seja, conter os três componentes de base de uma carta: data, fórmulas de cortesia e de saudações e assinatura. Para orientar os alunos, há um formulário próprio dos Correios disponível no site dos Correios

As inscrições estão abertas até o dia 16 de março. Estudantes da rede pública e privada de ensino com até 15 anos de idade podem participar. Para isso, o estudante deverá passar por uma seleção em sua escola, onde será escolhida a carta que irá representá-la. Só serão aceitas as redações inscritas pelas escolas. Poderão ser apresentadas, no máximo, duas redações por escola, escolhidas por meio de seleção interna. Para a participação na fase estadual do 47º Concurso Internacional de Redação de Cartas, os Correios de cada estado deverão receber no mínimo 10 (dez) inscrições a fim de garantir a concorrência e a isonomia entre os participantes.

A primeira melhor redação de cada estado segue para a fase nacional, onde é escolhida apenas uma carta, que irá representar o Brasil na fase internacional. A etapa internacional ficará a cargo da União Postal Universal. O Departamento de Relações Institucionais (DEREL) dos Correios divulgará o resultado internacional no portal dos Correios após receber documento formal da UPU.

Serão premiados os três primeiros colocados na etapa internacional, o primeiro colocado da fase nacional e os três primeiros colocados de cada Estado, na fase estadual.

Para mais informações acesse o site e o regulamento.

extensao