CIÊNCIAS DA NATUREZA

Campus João Câmara sedia o I Fórum Internacional em Ensino de Ciências da Natureza – I FIECN

Evento acontece nos dias 6 e 7 de novembro de 2014.

Publicada em 22/10/2014 Atualizada há 1 ano

Promovido pelo Curso Superior de Licenciatura em Física do IFRN. O evento tem o objetivo de proporcionar uma ampla discussão sobre temas importantes relacionado com o Ensino de Ciências. A programação do evento conta com diversas atividades durante os dois dias, são palestras, mesas-redondas, oficinas, minicursos e apresentação de trabalhos acadêmicos.

Segue abaixo a programação completa:

DIA 06 DE NOVEMBRO

10h - Credenciamento com entrega do material do I FIECN.

Visitas aos laboratórios do IFRN e stands de empresas e instituições, acompanhada pelos alunos bolsistas – PIBID/PET. Local: Hall de entrada do IFRN/Campus João Câmara.

14h - Solenidade de Abertura Oficial do Evento.

14h30 - Palestra de Abertura: “CONTROL DE LA COMPRENSIÓN EN EL APRENDIZAJE DE TEXTOS CIENTÍFICOS”. Palestrante: Dr. José Otero (Grupo de Investigação sobre a Aprendizagem das Ciências - Dept. de Física – Universidade de Alcala/Madri - Espanha ).

16h00 - Coffee-break.

16h20 – Mesa-redonda: “RUMOS DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO”. Debatedores: Cristina Del Pian – Instituto do Cérebro/UFRN, José Roberto – FAPERN, Nelson Marques - USP/UFRN. Coordenação da Mesa: Ms. Geneci Medeiros – IFRN.

17h40 - Sessão Solene de Entrega de Certificados de Honra ao Mérito Educacional e Placa Comemorativa ao Evento.

18h - Encerramento das atividades do dia.

DIA 07 DE NOVEMBRO

08h às 12 – oficinas.

OFICINAS

- Oficina: "ENERGIAS RENOVÁVEIS".

Propostas de Atividades Experimentais no Estudo da Conversão de Energia. Oficineiros: Jerônimo Freire – Faculdade Maurício de Nassau, Infotec Bureau e Pedro H O Freire - C&T/UFRN

- Oficina: "ENSINO DE FÍSICA COM BRINQUEDOS CIENTÍFICOS".

Oficineiros: Dener da Silva Albuquerque – IFRN, Ludnilson A J Pereira - IFRN

- Oficina: "O FOGÃO SOLAR E SEUS BENEFÍCIOS".

Oficineiros: Albérico Teixeira Canário de Souza – IFRN, Evanildo Vicente de Oliveira – IFRN, Raimundo Nonato de Medeiros Júnior - IFRN

- Oficina: "CONSTRUINDO E LANÇANDO FOGUETES DE GARRAFA PET".

Oficineiros: Dener da Silva Albuquerque – IFRN, Herik Dantas de Lima - IFRN

12h - Almoço.

14h - Apresentação de Trabalhos (Sessão de Pôsteres/Comunicação Oral). Coordenação dos trabalhos: Alcindo Mariano - IFRN.

15h40 - Coffee-break.

16h – Mesa-redonda: "ENERGIAS RENOVAVEIS – Novos Desafios para Contextualização no Ensino de Ciências". Debatedores: Ms. Alexandro Rocha – IFRN, Dr. Roberto Zilles – USP/Divisão de Ensino e Pesquisa, Dr. Renato Dantas - IFRN. Coordenação da Mesa: Ms. Jerônimo Freire - Faculdade Mauricio de Nassau.

17h30 – Encerramento do evento.

Para maiores informações acesse o site oficial do Fórum.