Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Formação

Alunos da Licenciatura em Física participam de curso da ferramenta OBAMA

Ministrado por equipe da UFRN, curso foi realizado no Laboratório de Informática do Campus

Publicada em 23/05/2018 Atualizada há 1 ano

Na última terça-feira (22) os alunos do curso de Licenciatura em Física do Campus João Câmara do IFRN tiveram a oportunidade de participar de um curso para utilização da ferramenta OBAMA (Objetos de Aprendizagem para Matemática), desenvolvida por alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O curso foi dividido em duas partes, na primeira os estudantes foram levados a refletir sobre as dificuldades no ensino da matemática e como a tecnologia pode ajudar o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula; e na segunda parte, foram apresentados à plataforma OBAMA, seus recursos, e realizaram uma atividade prática, em grupos, na qual puderam simular a criação online de um plano de aula colaborativo.

"Ao contrário do que muitos colegas [docentes] pensam, é possível tornar o celular um aliado em sala de aula, e esta plataforma que vocês estão apresentando é um grande exemplo disso", destacou o professor Jardel Chagas durante a exposição dos recursos disponíveis no OBAMA.

O curso teve duração de 4h e integra uma das ações promovidas pelo Grupo de Pesquisa "Jogos Digitais 3D para o Ensino de Ciências na Educação Básica", no âmbito do Núcleo de Pesquisa em Formação Docente e Ensino de Física do IFRN, sob a coordenação dos professores Emiliana Souza Soares Fernandes, Francinaide de Lima Silva Nascimento e Saulo Carneiro Maciel.


O OBAMA

O OBAMA (Objetos de Aprendizagem para Matemática) é uma plataforma online que funciona como repositório de diversas ferramentas interativas que podem ser utilizadas como recursos didáticos em sala de aula, de modo a facilitar o processo de ensino-aprendizagem dos assuntos que envolvem a Matemática.

A plataforma foi desenvolvida por uma equipe multidisciplinar da UFRN, sob a coordenação dos professores Dennys Leite Maia e Nelson Ion de Oliveira, sendo composta por alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Matemática, Pedagogia e Tecnologia da Informação, no Instituto Metrópole Digital (IMD).

Acesse:obama.imd.ufrn.br

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas