Você está aqui: Página Inicial / Campi / João Câmara / Extensão / Conheça a COEX

Conheça a COEX

A Coordenação de Extensão (COEX) tem como objetivo central garantir a interação entre o IFRN - Campus João Câmara e a comunidade externa (empresas, cooperativas, associações, sociedade civil organizada) garantindo a divulgação, o desenvolvimento de novas tecnologias e a manutenção da relação com o mundo do trabalho para que desta forma seja efetiva a qualidade da formação dos nossos estudantes.

A COEX do Campus João Câmara iniciou suas atividades no segundo semestre de 2009, logo que o Campus entrou em funcionamento. Desde então, a Coordenação se responsabiliza pela promoção de ações de caráter educativo, cultural e científico a fim de viabilizar a interação entre a instituição e a sociedade. Essas ações estão inseridas dentro de quatro dimensões: eventos, projetos, cursos e prática profissional.

Pode-se ressaltar inicialmente a realização de eventos de cunho cultural e esportivo como a Exposição Científica, Tecnológica e Cultural – EXPOTEC e os Jogos Internos. Na segunda dimensão, estão os projetos e programas de extensão desenvolvidos pelos alunos e servidores do Campus, todos com a proposta de tratar ensino, pesquisa e extensão de maneira indissociável e de atingir a comunidade interna e/ou externa. 

Outro viés da extensão é a prática profissional dos alunos do Câmpus. Nesse campo, existem os projetos de prática profissional, para o aluno desenvolver experiências profissionais de aplicação do conhecimento obtido em sala de aula. São assim denominados de “projetos de apoio técnico”. Existe também a prática profissional na modalidade estágios, que ocorre em empresas conveniadas da região. Todas as modalidades de prática profissional ocorrem de forma supervisionada, a fim de sanar dúvidas e dificuldades nesse primeiro contato com as empresas e o mercado de trabalho de um modo geral. 

Por último estão os cursos de extensão, os quais são de curta duração e oferecidos à comunidade interna e/ou externa de forma gratuita. São exemplos desse tipo de curso, os de inglês e de espanhol, ofertados tanto para alunos e servidores como para o público externo.

Algumas atividades desenvolvidas por esta Coordenação:

  • Realizar parcerias com Instituições públicas ou privadas;
  • Realizar cursos, palestras, oficinas, e eventos;
  • Realizar ações de intercâmbio e captação de recursos.
  • Realizar projetos de extensão, tais como: Mulheres Mil, Vida Saudável na Melhor Idade, Gestão, Higiene e Saúde no Trabalho, Catando os Frutos do Futuro, Inclusão Digital;
  • Coordenar e acompanhar os Estágios Curriculares dos alunos;
  • Elaborar, executar e apoiar projetos de extensão junto à comunidade externa, seja urbana ou rural; 

Ações do documento

Página em carregamento