SEXUALIDADE NA ESCOLA

Setor de Saúde realiza evento "Falando abertamente sobre sexualidade na escola"

O evento contou com a participação de outros servidores do campus Ipanguaçu

Publicada em 23/02/2017 Atualizada há 1 ano

Falando abertamente sobre sexualidade na escola

O Evento intitulado "Falando abertamente sobre sexualidade na escola", faz parte de uma programação de atividades pensadas pelo Setor de Saúde e professores de Biologia e História, do campus Ipanguaçu do IFRN. O intuito do grupo é propiciar aos alunos os espaços de discussão sobre sexualidade, de forma a promover saúde, quebrar tabus e possibilitar a reflexão e amadurecimento enquanto comunidade.

Com o intuito de quebrar tabus e refletir sobre os "rótulos" que a sociedade impõe, as cadeiras foram identificadas com rótulos diversos, alguns pejorativos e outros tidos como "certos". A intensão foi observar a reação dos alunos ao sentarem nas cadeiras rotuladas e discutir esse fato com eles.

A atividade da última quarta-feira (22) foi uma mesa redonda dirigida pelos servidores Aline Lima, debatendo o tema "Meu corpo, minhas regras" ,  Sara Lira, tratando do tema "Auto cuidado, respeito e amor próprio" e ainda o Antonio Nei e Rafael que atuaram respondendo questionamentos que surgiram diante das exposições do tema.

Para propiciar uma maior participação dos estudantes nas perguntas,  dispomos uma caixa de dúvidas que circulou entre eles e foi bem produtiva. Eles apresentaram dúvidas de natureza fisiológica, emocional e cultural.

Foram expostos no Centro de Vivência e nos Murais do Setor de Saúde cartazes sobre métodos contraceptivos e DSTs. Ao final da atividade foram distribuídas camisinhas masculinas e femininas e gel lubrificante.​ No mesmo instante em que parte do grupo desenvolvia essa atividade com os alunos, outros servidores, Daniel e Rafael, debatiam o vídeo "Relação entre pais e filhos na adolescência" com os pais dos alunos, enfatizando a necessidade dos pais conversarem com seus filhos, orienta-los e respeita-los.

Foi um dia muito movimentado, e acreditamos que alcançamos nossa meta pois houve muita participação tanto por parte dos alunos como por parte dos pais.

servidores