SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Semana estadual do Meio Ambiente ocorre de 5 a 9 de Junho

O IFRN e IDEMA firmaram parceria para o evento, que tem por tema o slogan "Eu sou o Meio Ambiente"

Publicada em 04/06/2019 Atualizada há 1 ano

Como noticiado na última semana pela Assessoria de Imprensa da reitoria do IFRN, o reitor do Instituto, Wyllys Farkatt, reuniu-se na última terça-feira (28) com o diretor técnico do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente - Idema, Werner Tabosa, e com a representante da Secretaria de Educação e Cultura (Seec), Josineide Silva, para alinhar as ações que serão realizadas na Semana Estadual do Meio Ambiente. Também participaram da reunião as servidoras técnicas Hiramisis Paiva e Iracy Wanderley, do Idema, além de Agamenom Tavares, pró-reitor de Ensino, e Patrícia Maia, assessora de Relações Institucionais do IFRN.

O evento que tem por tema o slogan "Eu sou o Meio Ambiente", visa promover, através da difusão da Educação Ambiental, a sensibilização socioambiental com relação a proteção e conservação dos bens naturais, tendo como foco os recursos hídricos. A Semana contará com diversas atividades, dentre elas estão: palestras sobre temáticas ambientais; apresentação de Mamulengo - Esgotamento Legal; implantações de EcoPontos para recepção de resíduos eletrônicos; campanha do Qualiágua, onde farão captações das amostras de qualidade da água do Açude Dourado (Currais Novos) e do Açude Rio da Pedra (Santana dos Matos); mutirão de limpeza em trilha ecologia, no município de Caraúbas; diversas exposições, oficinas e atividades educacionais e artísticas com a temática do evento.

Na próxima quarta-feira, 5 de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, será realizada no auditório do Campus Natal-Central, às 9h, a palestra do professor Genebaldo Freire Dias. Mestre e Doutor (PhD) em Ecologia, ele é ativista da causa ambiental há mais de 40 anos e escreveu 19 livros sobre o tema. A apresentação terá como tema “Paralaxe: Reconfigurações da Percepção" e abordará desafios e cenários socioambientais nos quais a humanidade está imersa, gerando uma reflexão acerca da condição humana. O evento será transmitido ao vivo pela internet e poderá ser acompanhado nos auditórios de vários campi espalhados pelo estado.

Ainda no dia 5, a partir das 14h, no Parque das Dunas, acontecerá a abertura oficial da Semana Estadual do Meio Ambiente, que contará com a presença do professor Wyllys Farkatt, entre outras autoridades. Na oportunidade, serão lançados o Prêmio Pau-brasil e o aplicativo Jornada no Bosque.

A SEMA-2019, que ocorrerá no período de 5 a 9 de junho, será transmitida ao vivo pela página virtual do IDEMA no Facebook e pelo canal IFRN EAD COTIC no YouTube.

Acesse:

Programação completa - SEMA 2019