Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Prefeitura de Ipanguaçu e IFRN firmam parcerias

Alunos irão atuar em projetos de arborização e inclusão digital

Publicada em 23/06/2010 Atualizada há 12 meses

Sabedores da responsabilidade ambiental e do desenvolvimento sustentável do Vale do Açu, a Prefeitura Municipal de Ipanguaçu e o IFRN firmaram, nesta segunda (21), no auditório do Campus, parcerias objetivando a implantação de projetos voltados para elaboração de um plano de arborização do município e de capacitação de alunos e professores da rede municipal de ensino para lidar com tecnologias de informação e comunicação nos laboratórios de inclusão digital instalados nas escolas.

Os programas apresentados são resultados de um constante diálogo entre o IFRN e a municipalidade ipanguaçuense. O Plano Estratégico de Arborização do Município de Ipanguaçu visa constituir uma equipe multidisciplinar composta de técnicos da secretaria municipal de agricultura e meio ambiente, secretaria de educação e alunos de agroecologia do IFRN para elaborar e executar um plano de plantio de árvores nas diversas comunidades de Ipanguaçu, dessa forma pretende-se melhorar o paisagismo da cidade, contribuir com equilíbrio ambiental e diminuir os efeitos advindos do aquecimento global.

Já o de inclusão digital, formandos em Informática irão capacitar alunos, professores e servidores da secretaria municipal de educação para atuar com as tecnologias de informação e comunicação, uma vez que o município já conta com uma estrutura de tecnologias disponíveis em diversas escolas. Com esse programa o município busca promover a inclusão digital como alavanca para o desenvolvimento social auto-sustentável e a promoção da cidadania.

Na oportunidade foram assinados os termos de compromissos dos alunos que irão atuar nos projetos como estagiários, sendo quatro de agroecologia e dois de informática. Participaram da solenidade o diretor geral do IFRN/Ipanguaçu, Evandro Firmino de Souza, o coordenador de extensão, Fernando Freire, o prefeito de Ipanguaçu, Leonardo Oliveira, a secretária de educação, Jeane Dantas, secretário de agricultura e meio ambiente, José Ferreira, diretores e funcionários da secretaria de educação e os alunos beneficiados.

Em seu pronunciamento, o prefeito falou da satisfação em poder contribuir com a formação profissional dos alunos “filhos de Ipanguaçu” e ressaltou a importância do IFRN para o progresso e avanço educacional na região. O gestor ainda relembrou do período que foi aluno da então Escola Técnica Federal (ETFERN) e convocou toda a classe estudantil presente para uma reflexão: “Hoje vocês tem uma escola técnica na nossa própria cidade e que vocês podem desfrutar da melhor forma possível, estudem muito, só com a educação podemos ter uma vida profissional de sucesso”.

Para o coordenador de extensão do Campus, Fernando Freire, a municipalidade da uma grande contribuição para que alunos residentes em Ipanguaçu possam exercer sua prática profissional e adquirir experiência para melhor atuar no mercado de trabalho, além de contribuir para equilíbrio ambiental e com a política de inclusão tecnológica.