Oficina de jogos pedagógicos

Teachers do Vale "brincam em serviço" no Campus

Publicada em 30/09/2010 Atualizada há 1 ano

ingles01.JPGOntem aconteceu nesta quarta (29) a segunda oficina do Teachers Training Group (grupo de formação continuada de professores de inglês). Os professores discutiram a importância de "brincar" em sala de aula, compartilharam jogos conhecidos, aprenderam jogos novos e aplicaram as técnicas na própria turma da oficina.

"Muitas vezes o jogo acontece em sala de aula sem um objetivo pedagógico claro, e isso é frustrante tanto para o professor quanto para o aluno", ressalta a coordenadora do curso, a professora Priscila Aliança. "O professor precisa ter clareza sobre o que ele deseja alcançar, mesmo que seja um objetivo muito simples". ingles02.JPG

A maioria dos jogos trabalhados utiliza apenas giz e quadro, material presente em qualquer escola, por menos recursos que tenha. Jogo da velha, forca, telefone sem fio, "pictionary", mímica e até queimada ganharam um novo sentido.

ingles03.JPG

“Sempre pensei que os jogos eram ferramentas importantes no processo de ensino-aprendizagem, mas não sabia como elaborar um jogo adequado ao conteúdo programático de língua inglesa. Hoje ampliei meus conceitos a respeito dos jogos pedagógicos no que se refere às várias possibilidades que eles trazem para tornar o processo de ensino-aprendizagem eficaz”, destacou Júlio dos Santos, um dos participantes do encontro.