NEA

Núcleo de Estudos em Agroecologia lança edital para seleção de bolsistas

Inscrições seguem até sexta-feira (05/04)

Publicada em 02/04/2013 Atualizada há 1 ano

O Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) do IFRN Câmpus Ipanguaçu lança edital de convocação para alunos dos cursos de Agroecologia e Meio Ambiente. Estão sendo oferecidas 2 bolsas CNPq-modalidade IEX para alunos do curso superior em Agroecologia e 4 bolsas CNPq-modalidade ITI-B para alunos de nível técnico. As bolsas são válidas até janeiro de 2015.

As bolsas foram garantidas pela aprovação de projeto do NEA no CNPq, edital 046/2012, intitulado: Implantação de unidades demonstrativas e caracterização sócio-ambiental para o fortalecimento da Agricultura Familiar no Vale do Açu-RN. O projeto pretende ampliar a estruturação do Núcleo de Estudos em Agroecologia e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Câmpus Ipanguaçu, visando contribuir com o fortalecimento da Agricultura Familiar no Vale do Açu-RN, através da implantação de unidades técnicas demonstrativas e de caracterização socioambiental dos assentamentos de Reforma Agrária na região. As linhas temáticas para estruturação das unidades demonstrativas serão: nutrição animal de base agroecológica; manejo e produção de nutrientes de base agroecológica a partir da implantação/consolidação de práticas de compostagem, biofertilizantes e adubos verdes; banco de sementes; manejo da caatinga (fruticultura, leguminosas e xerófilas); produção vegetal de base agroecológica na agricultura familiar. As unidades demonstrativas serão estruturadas em parte dos 100 hectares disponíveis no território do IFRN.

O processo de seleção dos bolsistas constará de duas partes: 1ª carta de intenção e 2ª entrevista.

FASE 1. Os alunos interessados em concorrer as bolsas propostas devem enviar carta de intenção para o e-mail editalneaifrn2013@hotmail.com com exposição de motivos manifestando desejo de participar do referido projeto informando a(s) área(s) de interesse, de acordo com a lista abaixo até a data de 05/04/2013

·         Manejo de forrageiras e nutrição animal

·         Manejo da Caatinga e SAF

·         Banco de Sementes

·         Manejo e produção de nutrientes

·         Produção vegetal e animal de base agroecológica na agricultura familiar

·         Cartografia Ambiental

A carta de intenção deve apresentar uma exposição mínima de 15 e máxima de 20 linhas, apresentando também: justificativa para escolha do bolsista.

O limite máximo de 12 (doze) candidatos de nível técnico e 6 (seis) de tecnólogo por área de atuação serão convocados para etapa de entrevista. Serão classificados na primeira etapa: os alunos que justificarem maior afinidade com as áreas e objetivos propostos no projeto, segundo avaliação da comissão.

FASE 2. Da fase de entrevista: Os alunos selecionados para a fase de entrevista serão escolhidos de acordo com seu perfil técnico, participação em atividades do curso, disponibilidade de horários, interesse pessoal, interesse em atuar na área de agroecologia e meio ambiente, e outros critérios julgados relevantes pela banca de professores avaliadora.

Data de divulgação dos selecionados para a fase de entrevistas: 12/04/2013

Datas das entrevistas: 16, 17 e 18 de abril (horários: manhã e tarde de acordo com o sorteio a ocorrer após a seleção dos aprovados na 1ª fase)

Resultado final dos bolsistas selecionados: 22 de Abril de 2013