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PESQUISA

Núcleo de Estudos em Agroecologia do Câmpus Ipanguaçu tem projeto aprovado no CNPq

Projeto tem como um dos objetivos contribuir com o fortalecimento da Agricultura Familiar no Vale do Açu-RN.

Publicada em 11/01/2013 Atualizada há 1 ano

O grupo de professores do NEA (Núcleo de Estudos em Agroecologia) do Câmpus Ipanguaçu tem projeto multidisciplinar aprovado e garante recursos do CNPq para desenvolver e ampliar suas atividades no âmbito da agricultura familiar.

 O projeto intitulado: Implantação de unidades demonstrativas e caracterização sócio-ambiental para o fortalecimento da Agricultura Familiar no Vale do Açu-RN, submetido a chamada pública nº 46/2012 CNPq CT-Agronegócio, tem como objetivos ampliar a estrutura física e intelectual do Núcleo de Estudos em Agroecologia e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Câmpus Ipanguaçu, e contribuir com o fortalecimento da Agricultura Familiar no Vale do Açu-RN.

 As linhas temáticas para estruturação das unidades demonstrativas nas quais os professores estão distribuídos, são: nutrição animal de base agroecológica; manejo e produção de nutrientes de base agroecológica a partir da implantação/consolidação de práticas de compostagem, biofertilizantes e adubos verdes; banco de sementes; manejo da caatinga (fruticultura, leguminosas e xerófilas) e produção vegetal de base agroecológica na agricultura familiar. As unidades demonstrativas serão estruturadas em parte dos 100 hectares disponíveis no território do IFRN onde o NEA proponente está instalado e servirá de apoio para atividades modelo de manejo agrosilvopastoril para capacitação de agricultores familiares da Região do Vale do Açu-RN.

 Ferramentas de geoprocessamento também serão usadas para auxiliar a caracterização sócio-ambiental do meio onde o NEA está implantado e se dará pelo levantamento de aspectos sociais, de solos, água e cultivo vegetal in loco, associado com pesquisas bibliográficas e base de dados já existentes. A intenção do grupo é mapear e compreender com maior propriedade as características sócio-ambientais da região e poder atuar para modificar alguns aspectos mais críticos.

 Logo_CNPqO projeto ainda garantiu o fomento de sete bolsas do CNPq para alunos do IFRN, em diferentes modalidades e conta com parceiros externos importantes, como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ipanguaçu e o Instituto de Assistência técnica e extensão rural do RN (EMATER-RN).