V CNEA e VII ENBio

Alunos do campus Ipanguaçu são selecionados para participar do V Congresso Nacional de Educação Ambiental e VII Encontro Nordestino de Biogeografia

Os trabalhos foram avaliados e selecionados para apresentação Oral

Publicada em 30/10/2017 Atualizada há 1 ano

Dan Lurie, Jessica Marielle e Maria Euvira, alunos que participaram do evento

O V CNEA e VII ENBio são uma realização da Universidade Federal da Paraíba, que possibilitam aos participantes desenvolver reflexões e apresentar proposições para conter a exploração desmesurada dos bens naturais, visando o equilíbrio da natureza e a equidade social. (trecho retirado do site do evento:www.cnea.com.br). O evento ocorreu em João Pessoa-PB, de 09 a 12 de Outubro de 2017 e contou com a participação de dois alunos do 4º ano do Curso Técnico de Meio Ambiente, Dan Lurie Tavares Fonsêca e Jéssica Marielle Inácio da Silva, e a aluna do 1º semestre do curso Tecnólogo em Agroecologia, Maria Evanira Araújo Silva Zacarias. Os estudantes de Meio Ambiente foram orientados pelo Prof. Marcelo Távora. A estudante do Tecnólogo em Agroecologia foi orientada pela Profa. Ítala Araújo (IF Baiano).  O professor Marcelo Távora destacou que “O IFRN cumpre um dos seus propósitos que é o de oportunizar aos estudantes a formação em sua integralidade, possibilitando que eles participem de importantes eventos no âmbito nacional, agregando valores e conhecimento. Nós, enquanto professores-pesquisadores, cumprimos também nosso dever de divulgar o conhecimento adquirido e advindo de nossas atividades de pesquisa e extensão no Campus.” Os alunos apresentaram trabalhos na modalidade Oral, oriundos de seus TCC’s desenvolvidos no IFRN Campus Ipanguaçu.

Os títulos dos trabalhos foram:

• Dan Lurie - Concepções de educação ambiental de alunos do curso técnico em meio ambiente do IFRN-Ipanguaçu (Orientação: Prof. Marcelo Távora)
  • Jéssica Marielle - Análise Limnológica do Açude Mendubim, Açu/RN (Orientação: Prof. Marcelo Távora)
  • Maria Evanira - Desenvolvimento e aceitação sensorial do doce de xiquexique (Orientação: Profa. Ítala Araújo – IF Baiano)

Além da oportunidade de divulgar os resultados de seus trabalhos desenvolvidos no IFRN - Campus Ipanguaçu, os estudantes também tiveram seus artigos selecionados para publicação como capítulo de Livro (E-Book com ISBN) além de poderem conhecer outros trabalhos relacionados à área e agregar conhecimento através da troca de informações com os demais participantes do evento, que foi de âmbito nacional.  A aluna Jéssica Marielle destacou a importância da participação em eventos desse nível. “Foi uma experiência única que não teria sido possível sem o IFRN. Foi muito importante para retratar para pessoas de todo o Brasil a realidade da minha comunidade, que é tão desvalorizada e pouco conhecida.”

extensao