MEL

Alunos do Campus Ipanguaçu Coletam Mel

O mel de abelha coletado será utilizado no cardápio da merenda escolar do Campus

Publicada em 29/08/2014 Atualizada há 1 ano

Alunos juntamente com o técnico Agrícola João Batista

Coleta de Mel

Sob supervisão do Técnico Agrícola e Diretor da Fazenda-Escola do Câmpus Ipanguaçu, João Batista, os alunos do curso de agroecologia nível médio e tecnólogo fizeram hoje coleta de mel de abelha, que será utilizado no cardápio da Merenda Escolar do próprio câmpus.

Motivos para utilizar o mel na Merenda Escolar

O consumo de mel resulta em um aporte complementar à dieta. Também possui enzimas, minerais e oligoelementos tais como: cálcio, ferro, magnésio, potássio, cobre e zinco. Dentro dos componentes do mel encontram-se os flavonoides, altamente distribuídos no reino vegetal. São compostos fenólicos, responsáveis pela cor de numerosas flores e certas frutas. Os flavonoides têm capacidade antioxidante, mas, em contra partida, evitam a oxidação da vitamina C (antioxidante), protegendo-a de sua inativação e potencializando sua ação. A vitamina C extraída de uma fruta cítrica fresca oxida-se em pouco tempo, reduzindo sua quantidade pela metade; daqui temos a vantagem de aplicar pequena quantidade de mel ao suco de laranja. Também possui a propriedade de realçar o gosto dos alimentos e sua conservação por mais tempo. Muito útil no tratamento de quadros de problemas respiratórios. A nível digestivo, é aperitivo, contribui na digestão de proteínas e lipídeos, e na normalização do trato intestinal.

O mel ocupa um lugar valioso no desjejum pelo aporte energético, micro nutrientes e seu agradável sabor. O consumo de 20 gramas é suficiente para adoçar sucos, cereais ou fibras no desjejum, para assim começar o dia com maior energia e lucidez. Entre os componentes destacam-se a glucose e a frutose, que se absorvem diretamente no tubo digestivo e aportam energia aos músculos esqueléticos. O “alimento dos deuses”, como o consideravam os gregos, é de grande valor nutricional para pessoas que sofrem de enfermidades respiratórias, cardiovasculares, renais e durante a gravidez. Os esportistas beneficiam-se com o rápido aporte energético do mel, melhorando a sua performance.

Aristóteles afirmava: “O mel está dotado de propriedades que contribuem ao fortalecimento da saúde e a prolongação da vida”.