Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CONADIS

Alunas e professores representam o campus no Congresso Nacional da Diversidade do Semiárido

O CONADIS teve a sua primeira edição entre os dias 12 e 14 de dezembro, em Natal/RN

Publicada em 17/12/2018 Atualizada há 1 ano

Alunas que participaram do evento acompanhadas pelo professor Andrey Saboia (centro)

O primeiro Congresso Nacional da Diversidade do Semiárido nasceu a partir das provocações das edições anteriores do Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido no sentido de pensar nacionalmente os problemas deste espaço. Nesta perspectiva a primeira edição do evento, que aconteceu nos dias 12 a 14 de dezembro, passeia por vários momentos históricos, políticos, econômicos, sociais e ambientais no semiárido vivenciados, trazendo a trajetória das obras contra as secas, da convivência, as tensões existentes e as possibilidades apontadas pela ciência, e provocando comunidade acadêmica e setores da sociedade a pensarem expectativas para o Semiárido brasileiro. (fonte: site)

As alunas Maria Millena Castro da Cunha e Ingrid Samek Xavier da Silva apresentaram o artigo científico "Percepção ambiental dos discentes do curso técnico em agroecologia do IFRN - Campus Ipanguaçu quanto à situação hídrica no estado do Rio Grande do Norte" sob orientação do Professor Me. Andrey Luna Saboia. As alunas Ana Vitória Freire Vieira e Mônica Beatriz Assunção Torres apresentaram o artigo científico "Alocação negociada de água: estudo de caso da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, estado do Rio Grande do Norte" sob orientação do Professor Me. Andrey Luna Saboia. E as alunas Albeysa Carla Gonçalves Pinheiro e Melissa Sabrina Barbalho da Silva apresentaram o artigo científico "Análise da realidade social como consequência do avanço do agronegócio no Vale do Açu/RN" sob orientação do Professor Me. Zilfran Varela Fontenele, que atuava no campus Ipanguaçu, e hoje é professor do campus Crateús do Instituto Federal do Ceará.

Além da participação das alunas, tivemos a contribuição dos professores Andrey Luna Saboia (IFRN - Campus Ipanguaçu) e Zilfran Varela Fontenele (IFCE - Campus Crateús) que ministraram o minicurso "O binômio terra-água na região semiárida brasileira: acessos, posses, usos e conflitos entre o campesinato e o agronegócio" como atividade integrante do CONADIS.

 

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas