Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

VISITA

Alunos Concluintes de Informática Realizam Visita Técnica

Turmas concluintes do Curso Técnico de Informática visitam matriz de empresa em Messias Targino.

Publicada em 19/12/2014 Atualizada há 1 ano

As turmas concluintes do curso técnico de nível médio, modalidade integrado, em Informática do IFRN Campus Ipanguaçu (INFO4V e INFO4M), coordenadas pelo Professor Flaviano Barbosa, tiveram suas últimas aulas práticas, para conclusão do curso, nos dias 24/11 e 10/12, na matriz da empresa Borges Eletromóveis, localizada na cidade de Messias Targino. A visita possibilitou a consolidação de conhecimentos, a partir da exposição da prática, a nível empresarial, dos conteúdos teóricos aprendidos em sala de aula. Não apenas a união entre teoria e prática, mas a visita também proporcionou a interdisciplinaridade, uma vez que contou com a presença dos professores Flaviano Barbosa (Gestão Organizacional e Segurança do Trabalho), Jefferson Igor (Arquitetura de Redes de Computadores), Paulo Rikardo (História), Samuray Fernandes (Organização e Manutenção de Computadores) e Daniel Lobão (Engenharia de Software).

A visita técnica na Borges eletromóveis, oportunizou aos alunos vivenciarem a prática da gestão e organização da empresa, a qual é organizada por um sistema de informática e distribuída em redes em todos os setores da matriz. O depósito da Loja Borges está interligado com suas 12 lojas, as quais se encontram espalhadas pelos munícipios dos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba. 

 

Os alunos tiveram a oportunidade de ver na prática a teoria desenvolvida na sala de aula, integrando os conhecimentos técnicos às disciplinas propedêuticas. Além de compreenderem como a informática pode ser aplicada na gestão empresarial, eles vivenciaram na prática o novo momento de desenvolvimento socioeconômico e cultural do Alto Oeste Potiguar. Nos últimos dez anos, podemos perceber uma significativa melhora na renda das famílias, isso incidiu diretamente na qualidade de vida dos consumidores da região.

     O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte vem por meio dessas ações integradoras, em parceria com o setor empresarial, oportunizando, aos futuros técnicos de informática, uma visão privilegiada, que une os conhecimentos técnicos ao saber humano. Preparando profissionais não apenas para o mundo do trabalho, mas para pensar criticamente as relações socioculturais pela qual passa o momento histórico do país.