INCLUSÃO

1ª jornada do Projeto Saberes (In)subordinados refletiu sobre a Educação Inclusiva

Contando com mais de cem participantes, reunidos no auditório do Câmpus, o Projeto de Extensão Saberes (In)subordinados deu início às suas atividades na tarde do último dia 05/12

Publicada em 11/12/2012 Atualizada há 1 ano

1ª Jornada do Projeto "Saberes (In)subordinados" do Câmpus Ipanguaçu

Contando com mais de cem participantes, reunidos no auditório do câmpus, o Projeto de Extensão Saberes (In)subordinados deu início às suas atividades na tarde do último dia 05/12. A quantidade de inscritos – dentre licenciandos, docentes e profissionais da Educação – superou as expectativas da equipe.

A programação foi iniciada com as boas-vindas do diretor geral, o Prof. Evandro. Logo após, o Prof. Avelino, que junto à Prof. Gisele e aos licenciandos Carlos Rodrigo e Juliana Figueiredo coordena o projeto, apresentou os conferencistas do dia: a Prof.ª Dr.ª Narla Sathler, do câmpus Natal-Central, e o Prof. Ms. Isaac Melo, do próprio Câmpus de Ipanguaçu.

A primeira conferencista apresentou de maneira mais ampla a Educação Inclusiva. Trouxe valiosos exemplos e apresentou os pequenos e grandes desafios que as pessoas com deficiência, bem como os docentes, enfrentam na escola. O segundo focou-se na Educação Especial, especificamente na deficiência visual, transportando-nos para a realidade dos alunos cegos e para os modos a partir dos quais o trabalho pedagógico pode ser efetivado com eles. Os saberes da educação musical, trazidos pelo Prof. Isaac, ajudaram os presentes a superarem preconceitos e opiniões distorcidas no que diz respeito aos estudantes em questão.

Às palavras dos conferencistas, seguiram-se as questões dos participantes. O encontro encerrou-se com uma dinâmica conduzida pela Prof.ª Narla, na qual os inscritos fizeram desenhos que representavam o significado da inclusão para eles.

A próxima jornada será no dia 19/02, às 14h, no auditório do câmpus. O tema será “Educação de Jovens e Adultos”, e a Prof.ª Graça Baracho, uma das propulsoras do PROEJA no IFRN, será a facilitadora.