Você está aqui: Página Inicial / Campi / Ipanguaçu / Alunos / Serviço Social

Serviço Social

Buscando contribuir para a garantia da proteção social é desenvolvido no IFRN um conjunto de ações de assistência, destacando-se as ações desenvolvidas de apoio e orientação social aos alunos e suas famílias, com atendimento psicológico, atenção básica à saúde, entre outras. Em conjunto com essas ações são desenvolvidos programas que tem como objetivo facilitar o acesso e permanência do aluno no Instituto.

Missão

 
Garantir o direito a educação, bem como ao direito e permanência na escola, objetivando a formação do sujeito para exercício da cidadania
 
A Escola como uma Instância de Atuação do Assistente Social
 

Serviço Social

O assistente social proporciona condições básicas para facilitar o acesso e permanência do aluno, principalmente dos que são desprovidos de recursos financeiros, colaborando, assim, para o exercício do direito à Educação.


Psicologia Escolar

O psicólogo escolar colabora para a compreensão e para a mudança do comportamento de educadores e educandos no processo de ensino-aprendizagem, nas relações interpessoais e nos processos intrapessoais, referindo-se sempre às dimensões política, econômica, social e cultural, e atua através de intervenções psicopedagógicas individuais ou em grupo.


Algumas Atividades Técnicas Profissionais 

  • Pesquisa de natureza sócio-econômica e familiar para caracterização da população escolar;
  • Elaboração e execução de programas de orientação sócio-familiar, visando prevenir a evasão escolar e melhorar o desempenho e rendimento do aluno e sua formação para o exercício da cidadania;
  • Articulação com instituições públicas, privadas, assistenciais e organizações comunitárias locais, com vistas ao encaminhamento de pais e alunos para atendimento de suas necessidades;
  • Realização de visitas sociais com o objetivo de ampliar o conhecimento acerca da realidade sócio-familiar do educando, de forma a assisti-lo e encaminhá-lo adequadamente.
 
 

Programas de Assistência aos Estudantes

 

Bolsa de Iniciação ao Trabalho

Trata-se de um programa de assistência estudantil desenvolvido através da CASE, que visa proporcionar ao estudante de baixo poder aquisitivo, com matrícula e freqüência regular na instituição, apoio financeiro para manutenção de seus estudos, bem como propiciar uma experiência antecipada da atividade laboral, criando oportunidade de capacitação que possibilite o desenvolvimento de atitudes e habilidades inerentes ao exercício de uma profissão na sociedade.


Auxílio Transporte

É a concessão de auxílio financeiro destinado aos estudantes residentes na cidade ou no interior, visando assegurar condições para locomoção do estudante para o IFRN. 

Apoio à Alimentação Escolar

Consiste em um programa de assistência estudantil para oferta de almoço ou jantar no refeitório da instituição aos estudantes participantes do Programa de Iniciação ao Trabalho, que têm de permanecer dois turnos no IFRN, além de outros estudantes selecionados conforme critérios pré-estabelecidos, os quais precisam permanecer na Instituição para complementar os estudos e/ou desenvolver trabalhos acadêmicos.


Material Didático

É um serviço que disponibiliza ao estudante cadastrado no Serviço Social uma cota mensal de cópia reprográfica de material didático que não seja disponibilizado na biblioteca da instituição, mediante critérios pré-estabelecidos.

Concessão de Bolsas de Estudos dos Cursos Básicos de Idiomas.


Bolsa de Fomento ao PROEJA

Tem como objetivo contribuir para a permanência do aluno e para a melhoria do seu desempenho acadêmico por meio de concessão de auxilio financeiro (R$ 100,00) visando o custeio complementar de despesas com transporte, alimentação e material didático.


Ações do documento

Página em carregamento