Grêmio Estudantil
O Grêmio Estudantil do Campus Ipanguaçu - GEIPAN tem por finalidade melhorar a qualidade de vida e da educação dos seus integrantes perante as instituições externas, sem qualquer distinção de cor de pele, credo político ou religioso, orientação sexual ou quaisquer outras formas de discriminação, estimulando o interesse dos alunos na construção de soluções para os problemas da sua área e para discussão e integração entre alunos das demais áreas do Campus Ipanguaçu.
No cumprimento de suas finalidades, o GEIPAN promoverá ações nas áreas social, cultural, esportiva, educacional e política, podendo realizar eventos, cursos, debates, palestras, campeonatos, concursos e quaisquer outras atividades ligadas as suas finalidades. Para tanto, poderá firmar contratos e convênios diretos e indiretos com entidades públicas, privadas ou do terceiro setor.
A Diretoria do GEIPAN será constituída dos seguintes membros:
I - PRESIDENTE;
II - VICE-PRESIDENTE;
III - SECRETÁRIO GERAL;
IV - TESOUREIRO;
V - DIRETOR DE COMUNICAÇÃO;
VI - DIRETOR DE FORMAÇÃO POLÍTICA
VII - DIRETOR DE FORMAÇÃO EDUCACIONAL;
VIII - DIRETOR DE ESPORTE E LAZER;
IX - DIRETOR DE ARTE E CULTURA:
Compete ao Vice – Presidente:
- Substituir o Presidente quando da ausência deste.
Compete ao Secretário Geral:
- Secretariar as reuniões da Diretoria, do CRT e da Assembléia Geral, oferecendo as atas à avaliação e ratificação dos presentes;
- Responder, juntamente com o presidente, pelo patrimônio do GEIPAN.
Compete ao Diretor de Comunicação Social:
- Responder por toda a comunicação da Diretoria do Grêmio Estudantil com seus sócios, parceiros e comunidade;
- Informar as atividades que o GEIPAN está realizando, colocando em prática os órgãos oficiais de comunicação que sejam do GEIPAN ou que este venha a manter posteriormente, como rádio, jornal, mural etc.
Compete ao Diretor de Esporte e Lazer:
- Promover atividades esportivas para os alunos e realização de eventos de qualquer ordem;
- Incentivar a prática dos esportes, organizando campeonatos dentro da Instituição, podendo convidar equipes externas.
- Acompanhar os encaminhamentos do ensino na Instituição e auxiliá-la quando necessário, representando a opinião dos alunos.
Compete ao Diretor de Arte e Cultura:
- Promover conferências, exposições, concursos, receitas, mostras, shows e outras atividades culturais;
- Incentivar a criação e manutenção de núcleos artísticos, como teatro, dança, desenho e outras atividades de natureza cultural.
Compete ao Diretor de Formação Educacional:
- Pesquisar reportagens, exposições, palestras e eventos que complementam as disciplinas dadas em sala de aula;
- Mediar as relações entre alunos, professores e diretores, propondo avaliações de andamento de curso e auto-avaliação dos alunos.
Compete ao Diretor de Formação Política:
- Viabilizar cursos, palestras, seminários e debates visando à formação política dos estudantes, dando especial ênfase ao Movimento Estudantil atrelado às aspirações sociais;
- Deliberar, junto ao presidente, a linha política e o planejamento a ser traçado pela entidade – apoio externo, posições junto a medidas da Direção da Escola, posicionamento acerca de discussões que envolvem a comunidade (como greves, manifestações, etc.);
- Promover eventos que se coadunem com a elevação do espírito estudantil.