Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PESQUISA

Técnico de Laboratório de Currais Novos tem artigo científico publicado em revista internacional

A pesquisa de Antonio Leite foi publicada na revista LWT - Food Science and Thechnology - ELSEVIER

Publicada em 14/03/2019 Atualizada há 1 ano

Antonio Leite

Antonio Leite, Técnico de Laboratório do IFRN Campus Currais Novos, tem artigo científico publicado em revista internacional de alto impacto na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos.

A pesquisa, intitulada EVALUATION OF BUTTER OIL ADULTERATION WITH SOYBEAN BY FTMIR ANDFT - NIR SPECTROSCOPIES AND MULTIVARIATE ANALYSES”, foi publicada na revista LWT - Food Science and Thechnology - ELSEVIER e trata da fraude mais comum na manteiga de garrafa e uma das mais difíceis em ser detectada, que é a utilização do óleo de soja na manteiga de garrafa. Este é um tipo de fraude de grande impacto para a região do Seridó e outras regiões produtoras de queijo de manteiga.

Nesta pesquisa evidencia-se a detecção da fraude em manteiga da terra por óleo de soja, sendo para este fim utilizado técnicas instrumentais (Espectroscopia Infravermelho Próximo e Médio) e análises quimiométricas multivariadas, descartando por completo o uso de produtos químicos e a preparação de amostras.

O trabalho é destaque também pela inovação, eficiência e rapidez em detectar este tipo de fraude, que por outras metodologias são demoradas e de complexa preparação.  Além disso, o método é considerado não destrutivo e ecoeficiente.

Acesse a publicação AQUI.