Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

RECONHECIMENTO

Protótipo de barco do IFRN Currais Novos conquista 3º lugar em feira internacional

O projeto foi premiado na última edição da CIENCAP, em Assunção, Paraguai.

Publicada em 17/10/2014 Atualizada há 12 meses

Foto: acervo dos participantes

Sob a orientação do professor Leonardo Rodrigues de Lima Teixeira, os alunos Paulo Eugênio (Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet) e Jéssica Selena Ferreira Monteiro (3º ano do Curso Técnico Integrado em Informática) apresentaram novamente o projeto “Protótipo de um Barco Autossustentável para Pescadores Artesanais do Interior do Rio Grande do Norte Movido a Energia Solar – LPJ”, que já havia sido destaque em feiras regionais e nacionais este ano, como a FENECIT e a MILSET Brasil.

O trabalho trata de um protótipo que faz uso da energia solar para o acionamento de motores elétricos. Por se tratar de um protótipo, foi implementado um sistema de radiofrequência para controlar remotamente esse protótipo. Como objetivo, o projeto visa fornecer uma maior comodidade e praticidade para os pescadores artesanais, os quais fazem uso do remo ou de motores de rabeta para realizar suas atividades.

Desta vez, o projeto representante do IFRN Currais Novos foi apresentado em Assunção, capital paraguaia, durante a XI Feira Internacional de Ciências e Tecnologias do Paraguai (CIENCAP), encerrada no dia 10 de outubro. Os avaliadores demonstraram grande interesse pelo projeto, especialmente para a possibilidade de utilizar o barco em áreas fluviais, como é o caso da cidade de Assunção, cortada por rios e com intensa movimentação fluvial.

Para Paulo Eugênio, a experiência é instigante: “Fiquei muito empolgado com o interesse dos avaliadores, principalmente pela possibilidade de ver o projeto funcionando na prática depois de terminado”. Além disso, Paulo Eugênio já tem novos planos: “Temos a intensão de fazer adaptações e melhorias no barco, já pensando em explorar um campo ainda muito pouco trabalhado. Mas isso ainda será mantido em sigilo até começarmos de fato as novas experiências.”

O terceiro lugar na CIENCAP credenciou o projeto para a participação na Feria RedCOLSI, que acontecerá em agosto de 2015, em Bucamaranga, Colômbia. O trabalho será apresentado sob o título Prototipo de Un Barco Autosustentable para Pescadores Artesanales del Interior de Rio Grande do Norte Movido a Energia Solar – LPJ.

Um destaque também importante é que outros dois projetos brasileiros foram premiados em diferentes categorias durante a CIENCAP: ambos os projetos são desenvolvidos em outras unidades do Instituto Federal: o IFAL, de Alagoas, e o IFSC, de Santa Catarina.

Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas