extensão

Projeto "Fabricação de doces de fruta, geleias e sucos" é encerrado no município de São Vicente/RN

O projeto foi coordenado pela servidora Mainomy Carvalho, Engenheira de Alimentos do Campus

Publicada em 22/12/2016 Atualizada há 1 ano

Encerramento do projeto e confraternização

Nesta 4ª feira, 21, aconteceu o encerramento do projeto de extensão "Fabricação de doces de fruta, geleias e sucos", sob coordenação da servidora do Campus Currais Novos Aquilene Mainomy Benício de Carvalho. O projeto foi desenvolvido na comunidade Torrão, município de São Vicente/RN. O curso teve duração de 05 meses e algumas alunas já estão pensando em iniciar o próprio negócio na área de venda de doces.

Na ocasião foi feita a comemoração do final do projeto com a realização de um "amigo secreto", com troca de presentes entre as participantes. Sobre as participantes do projeto, todas são donas de casa e fazem parte do conselho comunitário local. Foi também servido um lanche coletivo, com sorteio de brindes e produtos feitos pelos alunos dos cursos de Alimentos, Integrado e Tecnólogo, do Campus Currais Novos.

A senhora Roselani Souza da Silva, moradora da comunidade e aluna do curso de doces de frutas que é parte do projeto, falou da importância do curso e disse que "a professora foi muito paciente e ensinou a todas com muito amor e carinho e muitas alunas já estão preparando os doces para vender nas suas comunidades. Espero que tenham mais cursos para nós aqui depois desta". Já Iracema Pereira, futura prefeita da cidade, participou do curso e deixou seu depoimento através de sua mãe Irene Pereira e colocou que o objetivo da futura gestão municipal é de contribuir com a comunidade e fortalecer ações como esta do Instituto Federal.

A Coordenação de Extensão, representada pela servidora Cristiane de Brito Cruz, falou da importância de projetos como este e da função social do IFRN, parabenizando as alunas pelo esforço e elogiando o trabalho da servidora Mainomy Carvalho. "É preciso que o conhecimento do IFRN saia dos portões do Instituto e atinja a comunidade. Projetos como este são importantes por que valorizam a comunidade local e são uma maneira de contribuir com a sociedade e são a contrapartida que o investimento do governo federal faz em prol da dela. O IFRN está à disposição para sempre fomentar ações de extensão que contribuam com as pessoas que moram nas cidades que rodeiam o Campus", afirmou a coordenadora.

As bolsistas do projeto, as alunas Ana Theresa e Yonara Guedes, falaram que projetos como este serviram para que elas "abrissem a mente" no sentido de entender melhor a importância de seu curso e aprender na prática a utilizar seus conhecimentos em benefício da sociedade.

O Campus Currais parabeniza a servidora Mainomy Carvalho, as bolsistas do projeto e as alunas da comunidade pelo empenho e pelo resultado alcançado.

extensao