Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Prêmio

Projeto do IFRN Currais Novos volta a ser destaque nacional em feira de tecnologia

Protótipo de barco autossustentável movido a energia solar alcança quarto lugar na X Fenecit.

Publicada em 23/09/2014 Atualizada há 1 ano

Imagem: COCSEV/CN

Coordenado pelo professor Leonardo Rodrigues de Lima Teixeira e com a participação dos alunos Paulo Eugênio (Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet) e Jéssica Selena Ferreira Monteiro (3º ano do Curso Técnico Integrado em Informática), o projeto intitulado “Protótipo de um Barco Autossustentável para Pescadores Artesanais do Interior do Rio Grande do Norte Movido a Energia Solar – LPJ” foi mais uma vez destacado em feira nacional. Desta vez o trabalho alcançou o quarto lugar em Engenharia, além do prêmio destaque Incentivo à Tecnologia e Ciência Associação Brasileira de Incentivo à Tecnologia e Ciência (ABRITEC) na Feira de Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit).

O prêmio foi concedido aos três no último sábado (20), em Recife, no encerramento da feira. O primeiro colocado foi um trabalho produzido no IFRN Natal – Zona Norte.

O trabalho trata do desenvolvimento de um protótipo que utiliza energia solar para o acionamento de motores elétricos de um barco. Por se tratar de um protótipo, foi implementado um sistema de radiofrequência para controlar remotamente esse protótipo. O objetivo do projeto é oferecer uma maior comodidade e praticidade para os pescadores artesanais, os quais fazem uso do remo ou de motores de rabeta para realizar suas atividades.

Esta não é a primeira vez em que esse trabalho é destacado em feiras de tecnologia: durante a Expo Milset Brasil, obteve a 3ª colocação na categoria Engenharia; ainda este mês, venceu o prêmio no X CONGIC, em Pau dos Ferros. A equipe apresentará o protótipo na XI Feira Internacional de Ciências e Tecnologias do Paraguai (CIENCAP), realizada em Assunção.

Para a aluna Jéssica Selena, “a participação é uma ótima experiência tanto para o aprendizado quanto para a convivência com outras pessoas, de diversas áreas e projetos diferentes, pois possibilita o intercâmbio cultural.” Ela ainda destaca que “mais importante que a premiação é a participação e a divulgação da pesquisa”.

Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas