Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PESQUISADORES

Professores e estudantes do Campus Currais Novos publicam artigos em revista científica

Quatro artigos da revista Brasileira de educação profissional e tecnológica foram de mebros da comunidade acadêmica do campus.

Publicada em 27/06/2018 Atualizada há 12 meses

Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, avaliada pela CAPES como B2 em Ensino, acaba de lançar o primeiro volume de seu número 14, o qual traz quatro artigos escritos por professores e estudantes do Campus Currais Novos a partir de projetos e ações em extensão.

 

O trabalho Interseções entre ensino, formação humanística e projeto de extensão a partir de uma experiência prática com fotografia, do Prof. José Duarte Barbosa Júnior e da Profª Cristiane de Brito Cruz, aborda os resultados do projeto de extensão Revelando histórias do Seridó Negro e sua contribuição para seus participantes e para a formação dos estudantes e docentes envolvidos. O projeto buscou, inicialmente, conhecer histórias das populações negras do Seridó, especificamente na comunidade da Boa Vista, Parelhas, dando visibilidade à cultura negra seridoense para materializá-la em uma exposição fotográfica.

 

A extensão e formação profissional como colaboração para o sertão: vivências do IFRN no Seridó potiguar busca apresentar as ações e resultados de dois projetos de extensão voltados para a agroecologia e apicultura, reforçando que uma das finalidades dos Institutos Federais é atuar em favor do desenvolvimento local, observando as peculiaridades e principais necessidades da região.

 

TICs na educação: o uso de software livre na promoção da acessibilidade, da acadêmica Magnólia Maria de Medeiros e da Profª Maria Jane Queiroz, descreve uma pesquisa-ação em desenvolvimento através de um projeto de extensão cuja finalidade era promover a oferta de uma educação verdadeiramente inclusiva no tocante ao uso de tecnologias assistivas como recursos para a inclusão social e participação de alunos com deficiência, mobilidade reduzida ou incapacidade no cotidiano escolar, através da atuação de docentes capacitados no uso de tais tecnologias.

 

Ativa Idade, da Profª Cristiante de Brito Cruz e das acadêmicas Katiana Cristina da Silva Macedo, Michelle Paula Medeiros e Greyce Kelly da Silva Lucas, é oriundo de projeto homônimo que visava incentivar a qualidade de vida de pessoas maiores de sessenta anos que frequentam o Centro de Convivência de Idosos de Currais Novos por meio de práticas de exercícios físicos, palestras e oficinas sobre orientação de uma equipe multidisciplinar.

 

Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica é uma publicação semestral que tem como objetivo a publicação de artigos que contribuam com temas da área de Educação Profissional e Tecnológica. O periódico recebe contribuições em português, inglês e espanhol.

 

Para acessar o volume completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/issue/view/141

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas