Participação dos alunos do IFRN Campus Currais Novos na III Secitex

Delegação do Campus Currais Novos levou 40 alunos à III Secitex que aconteceu em Caicó/RN na Ilha de Santana dias 28 a 30 de novembro.

Publicada em 04/12/2017 Atualizada há 1 ano

Premiados de Currais Novos na III Secitex

A delegação do IFRN Campus Currais Novos Levou à III Secitex que aconteceu dias 28 a 30 do mês de novembro 40 estudantes que submeteram trabalhos de pesquisa e extensão e que foram vender seus produtos feitos na Usina da escola para arrecadar fundos para a formatura. Os estudantes apresentaram trabalhos no XIII Congresso de Iniciação Científica – CONGIC e no IV Simpósio de Extensão. Os trabalhos foram desde as modalidades Oral e Pôster como também a Mostra Tecnológica e de Extensão. O evento contou com diversas atividades culturais e com as presenças de diversas autoridades, entre elas o Magnífico Reitor Wyllys Farkatt e a Deputada Federal Zenaide Maia.

Um dos trabalhos apresentados o de Roberto Ítalo, que faz o curso Integrado em Alimentos – 4º ano e de Husllany Lany que faz o curso superior Tecnologia em Alimentos – 6º Período, foi bastante elogiado pelo reitor e, apesar de não ter ganhado premiação, conseguiu a promessa de ter o apoio da reitoria na realização de uma capacitação dos produtores de maracujá em geleia de maracujá do mato que será realizado em uma associação de produtores na Bahia em 2018. Vários foram os trabalhos apresentados no evento e alguns foram premiados.

A aluna Caroliny Hellen Azevedo da Silva que cursa o 2º ano do Curso Técnico Integrado em Alimentos do IFRN Campus Currais Novos que apresentou o trabalho  “Análise da viabilidade da obtenção de flavorizantes a partir de resíduos do processamento de frutas” na modalidade de pôster para o XIII Congresso de Iniciação Científica – CONGIC tirou o 1º lugar geral na área de ciências agrárias. O trabalho analisou a viabilidade da utilização das sementes de jaca, cupuaçu e alfarroba na obtenção de flavorizantes substitutos do chocolate. As sementes de cupuaçu, alfarroba e jaca submetidas a processos como fermentação, secagem e torrefação apresentam formação de aroma e sabor idêntico ou símile ao chocolate, com boa aceitabilidade sensorial.

As alunas Celione Cristina da Silva e Viviany Azevedo Gomes do 4º ano do Curso Técnico Integrado em Alimentos e Ranúsia Maria de Melo Lopes do curso superior Tecnologia em Alimentos apresentaram o trabalho “Caracterização Físico-Química de farinha do resíduo obtido no processo de obtenção do extrato vegetal de castanha de caju” orientado pela professora Dayana Nascimento na modalidade oral também para o XIII CONGIC tiraram o 1º lugar também na área de ciências agrárias.

O aluno do segundo período do curso de licenciatura em química, Paulo Henrique Romão, conquistou o 3º lugar no Prêmio de Empreendedorismo Inovador, junto a equipe que desenvolveu o projeto intitulado Seridó Sustentável, que visa a construção de um equipamento para o tratamento e reuso da água de esgoto para a agricultura e uso doméstico.

O Prêmio de Empreendedorismo Inovador é uma competição de abrangência estadual, de caráter educacional e de promoção da cultura do empreendedorismo inovador, com o propósito de fortalecimento da formação e estímulo à inserção profissional, a geração de empresas e a transferência de tecnologias originadas e desenvolvidas, em projetos de pesquisas aplicadas, intensivas em conhecimento ou em atividades de extensão tecnológica.

A direção-geral do campus Currais Novos bem como as coordenações de pesquisa e extensão e a Diretoria Acadêmica parabenizam os primeiros e terceiros lugares bem como a todos da delegação de 40 alunos que foram ao evento pela participação na III Secitex em 2017.

As alunas Ranúsia Maria de Melo Lopes Tecnologia em Alimentos 6º período; Viviany Azevedo Gomes e Celione Cristina da Silva, 4º ano do Curso Técnico Integrado em Alimentos apresentaram o trabalho “Caracterização Físico-Química de Farinha do Resíduo obtido no Processo de Obtenção do Extrato Vegetal De Castanha De Caju” orientado pela docente DAYANA DO NASCIMENTO FERREIRA e obtiveram o 1º lugar na modalidade oral do XIII Congic. A amêndoa da castanha de caju tem alto valor nutritivo, incluindo lipídeos e proteínas. Tendo em vista a grande quantidade de resíduos gerados por indústrias de alimentos, o objetivo desta pesquisa foi aproveitar o resíduo da obtenção do extrato de castanha de caju para a elaboração de uma farinha sem glúten e realizar sua caracterização físico-química.

O Coordenador de Pesquisa Miguel Linhares declarou que é muito importante para os estudantes a participação nos eventos sistêmicos e o mais importante deles é a Secitex. Miguel disse que “eventos deste porte servem para que os estudantes possam treinar sua fala em apresentações e ter a experiência de serem avaliados, a estudante Caroliny, por exemplo, teve sua primeira experiência em congresso e conseguiu o 1º lugar com mérito. Estamos orgulhosos enquanto campus da participação no XIII Congic na III Secitex e iremos incentivar mais alunos a participar no próximo ano”. Cristiane Cruz, Coordenadora de extensão diz que “estes eventos servem para divulgar o trabalho que é feito no campus de extensão e pesquisa e os prêmios incentivam os alunos a participarem cada vez mais. Próximo ano estaremos novamente dando toda a assistência para nossos alunos se apresentarem em Natal Central”.

extensao
pesquisa