NEABI

IFRN Currais Novos desenvolve ação na comunidade Negros do Riacho

Equipe multidisciplinar do campus visitou a comunidade ontem (30).

Publicada em 01/10/2014 Atualizada há 1 ano

Coral da Escola São Francisco de Assis. Foto: COCSEV/CN

A visita foi organizada pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFRN Currais Novos e levou até a Escola São Francisco de Assis uma equipe multidisciplinar composta por servidores e alunos que atuarão em projetos e ações desenvolvidas na comunidade. Os visitantes foram recebidos pelo coral de crianças da escola e membros da associação comunitária.

Durante a visita foram doados equipamentos como televisores e projetores, materiais esportivos e kits com laticínios produzidos pela usina do próprio IFRN Currais Novos. As doações beneficiarão cerca de 40 alunos atendidos pela escola, além dos membros da comunidade matriculados em outras escolas do município e da associação comunitária.

Também foi lançada a “Oficina de Leitura e Produção Textual: Práticas de Leitura e Escrita na Comunidade Quilombola Negros do Riacho”, projeto de extensão que visa desenvolver e aprimorar as habilidades de leitura e escrita dos jovens da comunidade como atos de promoção e integração social, além de ampliar noções de cidadania, criticidade, autoafirmação da identidade e memória dos membros da comunidade, historicamente marcada pelo preconceito racial e exclusão social.

Servidores da Coordenação de Atividades Estudantis do campus fizeram a divulgação das inscrições para o processo seletivo e solicitação de isenção para os cursos integrados.

A equipe que visitou a comunidade manteve contato também com a diretora das escolas do campo, Yelina Verônika Silva, que disse estar “muito feliz pela parceria com o IFRN Currais Novos, que trará muitos benefícios para a comunidade”. Yelina destacou ainda a necessidade de ações de autoafirmação dos jovens locais: “Esses jovens precisam tomar consciência dos seus direitos, de sua memória e de sua identidade”, disse a diretora.

O professor Rady Dias de Medeiros, diretor-geral do campus local, destacou a importância da ação social: “Uma das maiores preocupações do IFRN é com as ações de integração social, com a promoção da cidadania através da educação.”

extensao