Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Ciclos de Estudos no IFRN/CN

Ciclos de Estudo na área de ciências humanas é realizado no Campus Currais Novos

Utilização de software pedagógico por professores de Escolas Públicas de Currais Novos/RN é tema de TCC de aluna do curso de Licenciatura em Química do Campus.

Publicada em 05/07/2017 Atualizada há 1 ano

Ciclos de Estudos no IFRN/CN

A aluna Katia Karine Valentim do Nascimento, aluna concluinte do 8° período do curso Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos fez seu Trabalho de Conclusão de Curso a partir dos Ciclos de Estudo com a temática “MAPA CONCEITUAL: Uma ferramenta pedagógica nas Ciências da Natureza para ensinar sobre Lixo Eletrônico”, realizado no período de 27 de abril a 25 de maio de 2017.  As sessões foram ministradas no IFRN/CN e contou com a participação de professores da área de ciências da natureza (Química Física e Biologia) das escolas estaduais Tristão de Barros e Capitão Mor Galvão do município. A professora Dra. Maura Costa Bezerra, professora efetiva do Instituto, Pedagoga com Doutorado em Gestão de Escola de Ensino Infantil e orientadora do TCC da aluna, esclareceu que "O Trabalho de Conclusão de Curso da aluna Katia foi bastante significativo pois trata da formação de professores e faz uma relação entre a teoria e prática que é o que se espera do curso de Licenciatura em Química no que diz respeito à prática profissional. A aproximação do Instituto Federal com as escolas públicas é um ponto crucial neste trabalho também que faz com que o IFRN faça sua contribuição com a Sociedade. Este trabalho foi importante principalmente para os professores envolvidos que a partir da ferramenta pedagógica, puderam aprimorar sua prática. Infelizmente muitos deles atestaram que, diferentemente do Instituto Federal com sua estrutura física favorável de acesso a internet e equipamentos, as escolas do estado carecem desta possibilidade e isso inviabiliza algumas práticas pedagógicas inovadoras como foi proposto neste importante trabalho". A aluna Katia também argumentou que "Como aluna e futura docente foi muito importante trabalhar com professores e trazer uma nova metodologia de ensino para eles que não conheciam a ferramenta que vem contribuir com a prática pedagógica efetivamente. Os professores trabalharam em conjunto e a interação deles comigo foi super gratificante. Percebe-se que eles apesar de terem uma boa formação e também práticas pedagógicas super eficientes e inovadoras também, eles nunca haviam usado esta ferramenta. Eu pude sentir que eles interagiram muito bem e gostaram da nova ferramenta e perceberam que podem utilizá-la sem sala de aula. O desafio agora é fazer com que as escolas do estado possam melhorar sua estrutura de laboratórios de informática para poder possibilitar o uso deste software". 

As sessões de estudo tiveram como finalidade contribuir com o ensino de ciência da natureza, especificamente das disciplinas de Química, Biologia e Física, mediante o uso de uma ferramenta metodológica inovadora, o software educacional CMAP TOOLS. Nesse sentido, optou-se pelo uso da ferramenta por favorecer a compreensão dos docentes e minimizar as deficiências na construção dos conceitos sobre a temática do lixo eletrônico.

As sessões foram divididas em cinco etapas: a primeira sessão de estudos tratou da sensibilização da pesquisa e identificou o perfil dos professores; a segunda etapa abordou os relatos de experiência; a terceira evidenciou a resolução de situação problema por meio da apresentação da ferramenta CMAP TOOLS; a quarta apresentou a reflexão sobre a prática: socialização dos mapas e a quinta e última etapa exibiu a análise compreensiva das escutas dos professores e a produção do conhecimento. 

CmapTools é uma ferramenta para elaborar esquemas conceituais e representá-los graficamente, ou seja, é um programa que lhe auxilia a desenhar mapas conceituais. A teoria dos mapas conceituais foi desenvolvida na década de 70 pelo pesquisador Joseph Novak, com base na teoria da aprendizagem significativa. O pesquisador define mapa conceitual como uma ferramenta para organizar e representar o conhecimento. Os conceitos aparecem dentro de caixas e as relações entre eles são especificadas por meio de frases de ligação que unem cada um dos conceitos (Disponível em: <http://www.cp2.g12.br/blog/labre2/programas-e-tutoriais/cmap-tools/>).

O programa pode ser baixado gratuitamente da internet a partir de um dos links abaixo:

http://cmaptools.softonic.com.br/ - ativador de download.

http://cmap.ihmc.us/download/ - site oficial do programa. É necessário cadastro no site.

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas