MEIO AMBIENTE

Campus Currais Novos realiza ações para marcar a Semana Mundial do Meio Ambiente

O dia mundial do meio ambiente é comemorado todo dia 05 de Junho

Publicada em 06/06/2018 Atualizada há 1 ano

Desde a semana passada e durante toda essa semana o Campus Currais Novos do IFRN vem realizando ações em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente e a Semana do Meio ambiente, essas ações contam com a participação de toda a comunidade escolar e foram organizadas pelo Professor Saint Clair e teve a ajuda dos Professores Fábio Marinho (Coordenador de Apoio Acadêmico) e Ronaldo Falcão (Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos) e dos Técnicos Administrativos Leonardo Almeida (Diretor da Usina-Escola) e Edson Artéfio (Diretor de Administração). Tiveram forte participação também os terceirizados do campus que atuaram em conjunto com os servidores na realização das ações.

Dentre as ações realizadas os alunos receberam palestras nas salas de aula sobre a temática, plantaram mudas de Craibeira, espécie regional, onde as turmas terão a responsabilidade de cuidar das futuras árvores e, também, aconteceu uma capacitação com operadores de dessalinizadores de comunidades Rurais de Currais Novos, essa última ação também teve a parceria da prefeitura através das Coordenadoras de Recursos Hídricos do município Andreza Mayara e Diana Costa. A iniciativa, não apenas, ficou nessas ações, mas com explicações sobre o processo de desertificação; técnicas que podem conter o avanço deste  processo; a produção de compostagem; e o plantio agroecológico. Lembrando que o material de compostagem é produzido no próprio campus, utilizando matéria orgânica recolhida no campus, que antes eram eliminadas como lixo comum.

O professor Saint Clair, destaca que Mesmo admitindo que nossa preocupação com as questões ambientais devem ser contínuas, consideramos oportuno uma data para reflexão, pois assim pontuamos a importância de um tema tão essencial. Assim, nessa semana, realizou-se atividades de sensibilização à temática ambiental, com palestras tratando de “desertificação, gestão de recursos hídricos e agroecologia”, como forma de contribuir à formação dos nossos estudantes. Além de palestras, foram realizados gestos concretos como plantio de espécies botânicas nativas e capacitação de operadores de dessalinizadores das comunidades rurais, ação conjunta com  a Prefeitura Municipal.

Para os Parâmetros Curriculares Nacionais, a principal função da Instituição ao trabalhar esse tema é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e a atuar na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global. Para isso, é necessário que, mais do que informações e conceitos, toda a comunidade trabalhe com atitudes, com formação de valores, com o ensino e a aprendizagem de procedimentos.

extensao
servidores