Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PREMIAÇÃO

Campus Currais Novos possui trabalho premiado na 4ª Semana de Química

O trabalho "Estudo de tempo da argila KSF-Dodecilamina na remoção do paracetamol em meio alcoólico e meio aquoso" é de autoria das alunas Luana Priscila Silva Souza de Morais e Katia Karine Valentim do Nascimento e da Professora Márcia Maria Fernandes Silva.

Publicada em 21/10/2016 Atualizada há 1 ano

A Semana de Química do IFRN é realizada institucionalmente no âmbito dos Cursos Superiores de Licenciatura em Química desde 2013. A 4ª edição da Semana de Química do IFRN aconteceu entre os dias 4 e 7 de outubro de 2016, com o tema "Educação Química e Tecnologia: Contextos, Desafios e Inovação" sediada no Campus Ipanguaçu.

O Campus Currais Novos foi representado por 4 servidores e 41 estudantes do Curso de Licenciatura em Química com 30 trabalhos aprovados para apresentar no evento. No encerramento do evento foram premiados 16 trabalhos. O Campus Curras Novos foi premiado em primeiro lugar na modalidade poster, o trabalho "Estudo de tempo da argila KSF-Dodecilamina na remoção do paracetamol em meio alcoólico e meio aquoso" de autoria de Luana Priscila Silva Souza de Morais; Katia Karine Valentim do Nascimento e Márcia Maria Fernandes Silva.

O trabalho desenvolvido está associado à possibilidade da remoção do fármaco paracetamol em meio aquoso, que causa a contaminação nos meios aquáticos e ambientais, com isto, o intuito é de contribuir com a sociedade utilizando o processo de adsorção nos lençóis freáticos.

As argilas estão sendo bastante estudadas por serem um material consideravelmente barato e adsorventes alternativos na remoção de efluentes. Neste estudo, foi realizado uma avaliação do tempo entre a argila montmorillonita - KSF modificada com dodecilamina e o fármaco paracetamol utilizando os solventes álcool e água a fim de analisar a maior efetividade de remoção do paracetamol na argila. 

 

Observou-se que no estudo do tempo com os dois solventes, seus comportamentos na superfície da argila foram praticamente iguais, atingindo o equilíbrio em 15 min. Em solução aquosa a capacidade máxima de adsorção foi de 192,32 mg/g e para solução em meio alcoólico foi de 192,73 mg/g. Contudo, percebeu-se que não ocorreu mudanças significativas na adsorção do fármaco com a variação dos solventes.

 

 

Palavras-chave:
ensino
pesquisa

Notícias relacionadas