Você está aqui: Página Inicial / Campi / Currais Novos / Extensão / IFRN Campus Currais Novos Realiza sua VI Expotec

IFRN Campus Currais Novos Realiza sua VI Expotec

20/10/2016 - VI Expotec do IFRN/Campus Currais Novos acontecerá entre os dias 07 a 11 de novembro de 2016

IFRN Campus Currais Novos Realiza sua VI Expotec

VI Expotec

O IFRN Campus Currais Novos dará início a mais uma edição da Exposição Científica, Tecnológica e Cultural (VI Expotec), evento que reúne palestras, minicursos, apresentações culturais, oficinas e este ano acontecerá um Sarau Poético na Praça Cristo Rei com a apoio da Polícia Militar e da Prefeitura de Currais Novos. A VI Expotec acontecerá entre os dias 07 e 11 de novembro e reúne 2 eventos: a 1ª Semana de Humanidades e a V Semana de Informática. 

 

A abertura oficial do evento ocorre no auditório do campus a partir das 16h do dia 07 com a palestra de abertura feita pelo professor Edmilson Lopes Júnior - UFRN. As atividades têm início já pela manhã do mesmo dia com a montagem de Exposições Fotográficas “Casas de Farinha” (Zildarte Macedo - UFRN) e “Foto e Voz” (Duarte Júnior - IFRN/Currais Novos) e teremos Exposições de Trabalhos, Mostras e um Museu de Camisetas em comemoração dos 10 anos do IFRN Campus Currais Novos entre outras atividades alusivas ao aniversário do campus. O professor Wagner Alves organizará junto com suas turmas do integrado uma Trilha Sensitiva. Este ano teremos a 1ª A Semana de Humanidades organizada pelos professores das disciplinas propedêuticas e de humanas do nosso Instituto. 

 

"Argumentação e contra-argumentação em redes sociais" é um dos minicurso que destacamos que acontecerá na Semana de Humanidades que será ministrado pelo professor Sadart Vieira da Silva (IFRN | Campus Currais Novos). "Este minicurso tem como objetivo analisar o processo de evolução e mecanismos linguísticos da escrita contra-argumentativa, bem como a utilização de conectores contra-argumentativos nas produções de comentários em redes sociais na internet, especialmente no Facebook.  Serão analisados e discutidos comentários e postagens polêmicas nessa rede social, a partir dessa visão conceitual, e propostas atividades de análise." Explica o Prof. Sadart. Teremos também nesta semana mesas redondas das quais podemos destacar "Ciclo de estudos em políticas educacionais" coordenada pela Profª Daniela Terto que trará Pedro Isaac Ximenes Lopes (UFRN), Allan Solano Souza (UERN/UFRN/CNPq) e Magnus José Barros Gonzaga (UFERSA) como palestrantes. Este ciclo de palestras será para os professores da cidade, alunos de licenciatura do campus e UFRN e demais interessados. Temos ainda oficinas, salas de cinema com curtas-metragens produzidos pelos alunos que fazem referência ao tema inclusão, trabalho do professor Joanilson Kelis com suas turmas utilizando atividades feitas simulando as paraolimpíadas. 

 

Na V Semana de Informática teremos minicursos e oficinas dados pelos alunos do nosso campus que incluem: introdução à programação Python; manutenção de impressoras a laser; programação web; competição e minicurso de Robô Code; etc. Destacamos na programação desta semana a palestra do professor Ricardo Kleber (IFRN/Campus Currais Novos) "Marco Civil da Internet: O que muda? e o que não muda?" que será a palestra de abertura da semana de informática que terá início dia 09. 

 

A VI Expotec apresenta uma vasta programação e está aberta à participação da comunidade. No Sarau de Poesias teremos a participação de alunos das escolas públicas que quiserem declamar poesias e foram convidados artistas da cidade para cantar, declamar poesias, etc. Os público presente terá oportunidade de participar e foi feito também um "Concurso de Poesias" cujo resultado será divulgado no dia do Sarau com premiações para as melhores poesias. A Profª Patrícia Barreto (IFRN/Nova Cruz) trará para este dia o grupo de dança para-folclórico de alunos do IFRN/Campus Nova Cruz e teremos também a presença do Grupo Vocal “Vozes do Agreste” que tem como regente o Prof. Arthur Fabiano Albuquerque (IFRN/Nova Cruz).​ 

 

Teremos também algumas atividades propostas por nossos professores como a oficina dos professores de Física do nosso campus Edson José e Francarlos Carvalho "Produção de Lunetas com canos PVC". Pela manhã do dia 09 também teremos a oficina de foguetes e a tarde o lançamento destes foguetes. O grupo de Física também organizou uma observação celeste na noite deste mesmo dia.

 

"A Expotec é um momento de mostra dos trabalhos do nossos alunos e de poder compartilhar com a comunidade local o que o IFRN tem a oferecer com cursos, palestras, oficinas, etc aos estudantes e à comunidade. A participação do público externo é essencial ao sucesso do nosso evento." Afirma Cristiane Cruz Coordenadora de Extensão do campus.

 

A Comissão Organizadora divulgou o site para inscrições no evento. O interessado irá fazer seu cadastro no site, confirmar via e-mail e irá ter a opção de inscrever-se nas palestras, minicursos e oficinas. Teremos os certificados de participação dos voluntários, palestrantes e participantes através do site. “A Coordenação de Extensão atua com muitas atividades e a Pró-reitoria de Extensão já informou que a produção de certificados ‘no papel’ irá deixar de ser feita em breve. Além da economia de papel e da questão de preservação do meio ambiente teremos mais tempo para nos concentrarmos em outras atividades essenciais da extensão como levantamento de egressos, busca de estágios, organização de eventos, monitoramento de projetos, entre outras atividades que são feitas no setor”. Afirma Cristiane de Brito Cruz Coordenadora de Extensão do campus.

 

Haverá credenciamento para confirmação do participante durante todos os dias do evento. A equipe de docentes responsável pela Semana de Informática decidiu em Reunião de Grupo manter o evento dia 11/11 apesar da data ter sido acordada pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE) dia 21 de outubro de 2016 para início da greve de servidores federais do IFRN por tempo indeterminado. É o compromisso dos servidores em garantir que o evento não seja prejudicado.

 

As inscrições podem ser feitas através do link:

http://expotec2016.com.br

 

 

Ações do documento

Tags:
Página em carregamento