Você está aqui: Página Inicial / Campi / Currais Novos / Cursos

O ensino proporcionado pelo IFRN Campus Currais Novos é oferecido por meio de cursos e programas de formação inicial e continuada, de Educação Profissional técnica de nível médio e de educação superior de graduação e de pós-graduação, desenvolvidos articuladamente à pesquisa e à extensão.

Os cursos técnicos integrados regulares de nível médio são destinados aos portadores de certificado de conclusão do Ensino Fundamental, prioritariamente em faixa etária regular ao Ensino Médio, os mesmos são planejados de modo a conduzir o discente a uma habilitação profissional técnica de nível médio que lhe possibilitará a inserção no mundo do trabalho e a continuidade de estudos na educação superior de graduação ou em cursos de especialização técnica.  

Os cursos superiores de tecnologia ou de graduação tecnológica, são destinados aos portadores de certificado de conclusão do Ensino Médio, sendo planejados a conduzir o discente a uma habilitação profissional de nível superior de graduação. Podendo ser ofertados nas modalidades presencial, semipresencial ou a distância.

Os cursos de licenciatura em educação básica, são destinados aos portadores de certificado de conclusão do Ensino Médio, sendo planejados a conduzir o discente a uma habilitação de nível superior de graduação como professor. Estes cursos podem ser ofertados nas modalidades presencial, semipresencial ou a distância.

Os cursos de pós-graduação lato sensu, são destinados aos portadores de diploma de graduação, sendo planejados de modo a conduzir o discente a uma habilitação de nível superior de pós-graduação, nas formas de aperfeiçoamento ou especialização. Esses poderão ser ofertados nas modalidades presencial, semipresencial ou a distância.

Os Cursos de formação inicial e continuada (FIC), são destinados a estudantes e trabalhadores com nível de escolarização compatível, prevista no projeto pedagógico do curso, são desenvolvidos de modo a conduzir o discente a aperfeiçoamento profissional, atualização ou capacitação profissional, e privilegia a elevação da escolaridade.

Os cursos FIC são organizados nas seguintes modalidades: 

I. cursos de capacitação (ou qualificação) profissional (mínimo de 160 horas): têm por finalidade qualificar trabalhadores para o exercício de atividades e atuações específicas relacionadas a determinadas habilitações ou áreas profissionais; 

II. cursos de aperfeiçoamento profissional: destinam-se a aprofundar e ampliar e conhecimentos teórico-práticos, competências e habilidades em determinadas habilitações ou áreas profissionais, visando à melhoria do desempenho profissional; e 

III. cursos de atualização: visam atualizar habilidades teórico-práticas em uma área do conhecimento, incluindo os processos de qualificação decorrentes de mudanças tecnológicas e organizacionais e de questões de caráter técnico, tecnológico e científico.

Fonte: http://portal.ifrn.edu.br/ifrn/institucional/projeto-politico-pedagogico-1/lateral/menu-1/volume-3-organizacao-didatica


Página em carregamento