Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EXTENSÃO

Projeto Programe Seu Futuro ensina lógica e programação a alunos das escolas municipais

Primeira turma das oficinas foi formada por estudantes da escola Municipal Madalena Antunes Pereira, de Ceará-Mirim

Publicada em 09/09/2015 Atualizada há 1 ano

A equipe integrante do projeto junta aos estudantes da Escola Municipal Madalena Antunes Pereira

O projeto de extensão Programe Seu Futuro tem como objetivo estimular alunos que estejam cursando os últimos anos do ensino fundamental (oitavo e nono ano), em escolas localizadas na cidade de Ceará-Mirim e região, a utilizarem o pensamento computacional como ferramenta para resolução de problemas, aprendendo de forma lúdica conceitos e métodos de programação. Assim, busca-se despertar o interesse desses alunos na área de computação e, consequentemente, motivá-los a ingressarem nos cursos oferecidos pelo IFRN.

Coordenado pela professora Priscilla Suene e contando com a participação da professora Margarete Trigueiro, coordenadora de extensão do campus, o projeto se justifica pela relevância no ensino de lógica de programação, não aplicada exclusivamente a área tecnológica, mas também nos diferentes contextos de sua vida pessoal e profissional. Desse modo, formando um indivíduo mais crítico, mais criativo, mais apto a lidar com mudanças e capaz de tomar decisões mais fundamentadas.

Um dos bolsistas do projeto, o aluno Weslley Silva, ressaltou a experiência no projeto como um aprendizado. "Aperfeiçoei os conhecimentos técnicos exigidos para a execução das atividades, como o aprimoramento da língua inglesa, oratória e capacidade de planejamento, além de absorver a experiência e responsabilidade de ministrar uma aula como professor", afirma.

As oficinas ocorrem em um laboratório de informática com turmas iniciais de 15 alunos. Para condução das oficinas são utilizadas principalmente as ferramentas e recursos disponibilizados pelo projeto Code.Org que inclui jogos digitais para realização das atividades. 

 
Palavras-chave:
ensino
extensao
servidores

Notícias relacionadas