Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

XIV FEBRACE

Projeto do Campus Ceará-Mirim/IFRN é apresentado na FEBRACE 2016

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na Universidade de São Paulo uma grande mostra de projetos.

Publicada em 17/03/2016 Atualizada há 12 meses

Os estudantes Angela Beatriz Cacho de Almeida e Dennis Gabriel Cruz da Silva, coordenados pelo professor Leandro Costa, do Campus Ceará-Mirim/IFRN estão representando o Campus na XIV FEBRACE - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, com o Projeto "Desenvolvimento de metodologias que transformam os jovens estudantes de escola pública em protagonistas do processo educacional".  Além dos dois alunos que estão na Feira, participa também do projeto o aluno Franklin Mateus Mendonça Barbosa.

Segundo o professor Leandro Costa "O objetivo deste trabalho de pesquisa foi desenvolver uma metodologia de formação da comunidade escolar que permita aos estudantes de uma escola pública um maior engajamento participativo nas decisões desta, tornando-a mais democrática, interessante e aliada aos interesses atuais da juventude, propiciando assim, uma aprendizagem mais eficiente e significativa. A pesquisa teve como público-alvo alunos da Escola Municipal Professor Alberto Nicácio da Costa Barbosa (Ceará-Mirim - RN), que estão nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano). O trabalho foi desenvolvido entre os meses de setembro/15 e fevereiro/16, e fez uso de ferramentas como observações e entrevistas semi-estruturadas, aplicação de questionários e oficinas didáticas."

 A FEBRACE está sendo realizada de 15 a 17 de março, nas dependências da Poli-USP, em São Paulo. Neste ano estão sendo apresentados 341 projetos de 752 estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, orientados por 476 professores. Os 341 projetos finalistas foram selecionados entre um grupo de mais de 2,2 mil, submetidos diretamente pelos estudantes ou por meio das 125 escolas afiliadas.

O evento assume um importante papel social incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia, desenvolvendo durante todo o ano ações de incentivo à cultura investigativa, de inovação e empreendedorismo no Brasil.

A FEBRACE virtual premiará o projeto mais votado pelo público. Para votar nos nossos alunos, clique no link abaixo:

 http://febrace.org.br/virtual/2016/HUM/172/

 

 

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas