Aula Inaugural

Iniciam no Campus Ceará-Mirim as aulas do curso FIC em Ética na Docência

O curso é direcionado para professores(as) da educação básica e Técnicos(as) em educação.

Publicada em 14/02/2019 Atualizada há 1 ano

Na tarde de ontem (13), o Campus Ceará-Mirim do IFRN recebeu em suas instalações os alunos do Curso FIC (Formação Inicial e Continuada) em Ética na Docência para sua aula inaugural.

Participam do Curso, 30 alunos(as), entre professores(as) da educação básica do município de Ceará-Mirim, que atuam principalmente na EJA (Educação de Jovens e Adultos) e Técnicos(as) em Educação da Secretaria Municipal de Educação.

O curso tem como principais objetivos:

1. Proporcionar o contato com diversas teorias éticas, seus expoentes, seus principais conceitos e problemas, relacionando-as com o fenômeno educativo;

2. Desenvolver a habilidade de distinguir, na prática docente, entre “problemas de ordem pedagógica” e “problemas de ordem ética”;

3. Ensinar, na perspectiva da filosofia moral, técnicas de análise de dilemas morais e de casos concretos específicos à prática da docência;

4. Estimular a reflexão moral acerca das possibilidades e limites da conduta docente no exercício da profissão;

5. Contribuir para a formação de profissionais da educação eticamente responsáveis e de aguçada autonomia moral.

O curso acontecerá durante o semestre 2019.1 sendo a primeira iniciativa da cooperação entre o IFRN/Grupo de Humanidades do Campus Ceará-Mirim e a Secretaria Municipal de Educação Básica (SMEB).

Ao todo são 80 horas/aula, que serão ministradas uma vez por semana no turno vespertino, na sala 206 do bloco anexo do Campus Ceará-Mirim do IFRN.

extensao
servidores