ENSINO SUPERIOR

IFRN recebe visita de avaliadores do INEP para processo de recredenciamento

Abertura dos trabalhos acontece em 16 de novembro, no Campus Natal-Central

Publicada em 04/11/2016 Atualizada há 12 meses

Campus Natal Central do IFRN recebe, entre 16 e 18 de novembro de 2016, a visita técnica de avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A visita busca analisar e avaliar a estrutura do órgão diante da perspectiva de recredenciamento do IFRN como Instituição de Ensino Superior (IES) e obedece normativa federal que, a cada cinco anos, determina a avaliação das IES.

Os trabalhos de avaliação propriamente ditos são baseados em 5 eixos e 10 dimensões, conforme prevê modelo disponibilizado pelo próprio MEC. As atividades começam já na manhã do dia 16, com a apresentação da comissão, quando serão expostos os objetivos da avaliação e será feita a apresentação formal da agenda de trabalho.

A programação conta com reunião com os gestores, com membros da Comissão Permanente de Avaliação (CPA), com todos os coordenadores de curso, além de técnicos-administrativos, alunos e professores previamente selecionados pela comissão.

Histórico

Um decreto federal, de 22 de março de 1999, implantou o Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte. Com ele, o então CEFET/RN estava credenciado a ofertar cursos de nível superior. Alguns anos depois, em 2 de dezembro de 2008, a lei 11.892 alterou o status do órgão, dando novo nome à instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. A lei equiparava o IFRN às Universidades Federais no que tange à regulação do ensino superior, recredenciando-o à oferta de cursos de nível superior; o dispositivo legal permitiu, ainda, a instauração de cursos de pós-graduação.

Avaliadores

A comissão de avaliação para o recredenciamento do IFRN é composta pelos professores Sérgio Donizetti Zorzo, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Ana Cláudia Mirândola Barbosa Reis, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP/USP) e Francisco Alcides do Nascimento, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Eles, em nome do INEP/SINAES, farão a análise das estruturas e capacidades do Instituto.

INEP/SINAES

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao MEC, tem como missão promover estudos, pesquisas e avaliações sobre o sistema educacional brasileiro. Essa missão busca subsidiar políticas públicas para a área educacional a partir de parâmetros de qualidade e equidade, produzindo informações aos gestores, pesquisadores, educadores e público em geral.

Esses estudos, pesquisas e avaliações trabalham com levantamentos estatísticos e avaliativos em todos os níveis e modalidades de ensino. No IFRN, o instrumento a ser utilizado é o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Criado pela lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o  Sinaes é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. A análise interna que acontecerá no IFRN será baseada em cinco eixos:

Eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional;

Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional;

Eixo 3 – Políticas Acadêmicas;

Eixo 4 – Políticas de Gestão

Eixo 5 – Infraestrutura Física.