eventos

"Flores do Mato Grande" reúne mulheres da região no Campus Ceará-Mirim

I Encontro de Mulheres da Região do Mato Grande/RN aconteceu ontem (18)

Publicada em 19/03/2014 Atualizada há 12 meses

Na manhã de ontem (18) o Campus Ceará-Mirim do IFRN teve a honra de receber comunidade local e autoridades para o evento Flores do Mato Grande – I Encontro de Mulheres da Região do Mato Grande/RN. Nesta edição do evento, o tema escolhido para orientar as atividades foi “Mulher do campo: cidadania, trabalho e renda”.

O dia começou com um café da manhã oferecido às quase cem mulheres credenciadas a participar do primeiro momento da programação, com caráter informativo. Palestras contemplando temas que estimulam a formação cidadã da mulher foram ministradas por profissionais convidados. Um momento de acolhimento foi realizado por Vera Dorico, coordenadora pedagógica da ONG AGEMTE, coparticipante na realização do encontro. Logo depois o público presente pôde prestigiar a apresentação da peça teatral “Maria da Penha” pelo grupo LAPAC (Laboratório de Práticas Artísticas e Corporais) do Campus João Câmara do IFRN. A discussão sobre violência doméstica foi pertinentemente complementada pela fala de Fernanda Silva de Andrade, responsável pelo acolhimento de vítimas de violência doméstica na Delegacia de Polícia de Ceará-Mirim. Em seguida, a enfermeira da Unidade de Saúde do bairro de Nova Descoberta, em Ceará-Mirim , Ália Clara Monteiro,  trabalhou com o público aspectos relevantes da saúde feminina. Encerrando a manhã, Nalfra Queiroz, consultora técnica da AGEMTE, trouxe o contexto do trabalho das mulheres de comunidades rurais.

Após um almoço coletivo as participantes foram encaminhadas ao “Espaço Mulher”, montado no Centro de Vivência do Campus, e que estava aberto à comunidade em geral. O espaço foi pensado como um momento para trabalhar a autoestima das mulheres e lhes proporcionar atividades de entretenimento. Houve prestação de variados serviços por profissionais voluntários, como cabeleireiros, maquiadores, fotógrafos, além de assessoria de um advogado e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ceará-Mirim. As Secretarias Municipais de Trabalho e Assistência Social e de Educação fizeram-se presentes na exposição de seu trabalho e na orientação da comunidade para suas respectivas competências. Apresentações de grupos de expressividade cultural do município de Ceará-Mirim alegraram a tarde, envolvendo todos os presentes. O Coral Cantos do Vale, sob a regência do Maestro Kleber Praxedes, trouxe um repertório preparado para a ocasião, enquanto o Grupo de Capoeira Berimbau e Arte e o grupo musical do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil divertiam o público com suas performances. O Goto Seco, movimento alternativo local, trouxe sua proposta ao evento, expondo o cenário cultural local e apresentando talentos como Julio Maria de Castro Siqueira Filho, artista plástico cearamirinense.

À frente da Coordenadoria de Extensão do Campus Ceará-Mirim do IFRN e idealizadora do evento, Larisse Santos Cabral de Oliveira o avalia como uma oportunidade de promover a integração de mulheres de 17 assentamentos da região do Mato Grande e constata nelas um potencial veículo transmissor do que foi exposto no encontro às comunidades em que estão inseridas. “O evento também ganha importância por ser a primeira ação de extensão no Campus Ceará-Mirim. Como ação que valoriza o gênero feminino, é intenção da Coordenadoria de Extensão torná-lo uma atividade anual, incluindo-o no calendário de eventos do Campus”, ressalta.

O Flores do Mato Grande foi realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Ceará-Mirim e com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Ceará-Mirim. Como instituição comprometida com a sociedade, o IFRN, através do Campus Ceará-Mirim, pretende promover ações semelhantes e dessa forma estreitar progressivamente as relações com a região do Mato Grande, em especial com o município de Ceará-Mirim.

extensao