Evento

COAES realiza I Concurso de Receitas do IFRN Campus Ceará-Mirim em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação

O concurso faz parte de uma ação sistêmica organizada pelo DIGAE, o GT de Nutrição e executada pela COAES dos campi.

Publicada em 16/10/2018 Atualizada há 1 ano

Hoje (dia 16 de outubro) é comemorado o Dia Mundial da Alimentação. Todos os anos, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) propõe um tema a ser discutido. Neste ano, a data está sendo uma oportunidade para demonstrar nosso compromisso com o segundo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável. Essa proposta nos faz refletir sobre a necessidade de garantir o direito humano à alimentação adequada e saudável a todos baseando-se em diferentes estratégias individuais e coletivas. Uma importante tática é iniciar práticas alimentares mais sustentáveis: adotar uma dieta baseada em alimentos de origem vegetal in natura ou minimamente processados (frutas, legumes, verduras, grãos integrais), livres de contaminantes químicos (agrotóxicos) e organismos geneticamente modificados; adequar o consumo de alimentos de origem animal preocupando-se mais com a forma de criação, abate e comercialização desses animais; valorizar os produtos alimentícios locais; reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados – produzidos por grandes indústrias, com embalagens de grande impacto ecológico e formulados com muitos aditivos sintéticos.

Para que essas orientações materializem-se em nossas práticas alimentares, precisamos pensar a alimentação saudável no contexto de um mundo sustentável. Só assim, então, as pessoas poderão fazer escolhas alimentares que promovam sua saúde, a saúde do ambiente em que vivem e favorecerão a construção de modos de vida seguros e sustentáveis.

Considerando a necessidade de trabalhamos a educação alimentar e nutricional de toda comunidade escolar do IFRN, o GT de Nutrição com apoio da DIGAE está desenvolvendo uma ação sistêmica nos IFRN com o tema  “Alimentação saudável: Mundo sustentável” durante o mês de outubro de 2018.

O "CONCURSO MELHORES RECEITAS DO IFRN Campus Ceará-Mirim - 1ª EDIÇÃO” faz parte dessa ação sistêmica e é realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e organizado pela Diretoria de Gestão de Atividades Estudantis (DIGAE) junto ao Grupo de Trabalho e Estudos em Nutrição (GT Nutrição) e executada pela COAES.

O Concurso consistiu na eleição, premiação e divulgação de receitas culinárias elaboradas pelos discentes dos Campi do IFRN. O Campus Ceará-Mirim realizou o seu concurso na manhã de hoje no auditório com a participação de alunos e servidores.

O objetivo do concurso foi valorizar o papel dos discentes, servidores, merendeiras e familiares na promoção da alimentação saudável e adequada no ambiente escolar e promover a mobilização da comunidade escolar para a temática da sustentabilidade.

A comissão avaliadora dos pratos foi composta por três merendeiras, um aluno do grêmio estudantil, uma professora, a assistente social e o nutricionista do campus.

A escolha das receitas ganhadoras considerou os seguintes critérios, pontuando-os de 1 (um) a 5 (cinco), sendo 1 (um) a menor pontuação e 5 (cinco) a maior pontuação:
-Viabilidade no Programa Nacional de Alimentação Escolar: possibilidade de replicação da receita no contexto da Alimentação Escolar;
-Valorização dos hábitos locais: utilização de alimentos regionais;
-Criatividade (inovação e originalidade);
-Aproveitamento integral dos alimentos;
-Inclusão de alimentos saudáveis: prioritariamente alimentos in natura ou minimamente processados, conforme o Guia Alimentar para População Brasileira (MS, 2014);
-Sabor;
-Aparência.

As receitas premiadas foram:

1º Lugar

Halloween do Nordeste - Risoto de jerimum com carne de sol e queijo de coalho
(Alice Crystine Cordeiro de Melo e Jéssica Lohhayne de Melo Lúcio - Equipamentos Biomédicos/ Matutino)

2º Lugar
Crepioca com frango refogado no tomate
(Beatriz da Silva Duarte e Maria Eduarda do Nascimento Pereira - Informática/ Vespertino)

3º Lugar

Salada de Frutas com creme de limão
(Juliana Bezerra de Lima - Programação de Jogos Digitais/Vespertino)