Você está aqui: Página Inicial / Campi / Ceará-Mirim / Extensão / COEX

COEX

Extensão, encurtando caminhos!

Conhecendo melhor a Coordenação de Extensão

A maioria das instituições de ensino técnico e superior no Brasil baseia sua atuação na tríade Ensino, Pesquisa e Extensão. Apesar do principal fim de uma instituição de ensino técnico ser a formação técnica e propedêutica do aluno, não questionando a importância que um eixo tem sobre o outro (afinal, eles são trabalhados indissociadamente), a extensão ganha papel notório do ponto de vista de fazer a interligação da escola com a comunidade.

É principalmente através da Extensão, que se consegue ir além dos muros da escola, atuando-se junto à população local. Ainda mais, trata-se de uma via de mão dupla: Repassa-se o conhecimento à comunidade e apreendem-se suas peculiaridades, na busca recorrente de moldar novas ações institucionais.

A partir da Estrutura Organizacional do IFRN, a Coordenação de Extensão (COEX) é responsável pelas seguintes áreas:

·                    Prática Profissional

·                    Eventos

·                    Projetos de Extensão

·                    Cursos de curta duração

A gestão da prática profissional dos alunos é um assunto muito importante em se tratando da formação técnica. É a partir dela que é feito o encaminhamento do aluno ao mercado de trabalho, a partir da experiência com os estágios. Também é propiciada ao aluno a aplicação do conhecimento em sala de aula, a partir da realização de projetos de apoio técnico.

Com relação à área de eventos, compete à Coordenação de Extensão a realização de três grandes atividades na instituição: EXPOTEC (Exposição Científica, Tecnológica e Cultural), SEMADEC (Semana de Arte, Desporto e Cultura) e Jogos Internos. Estes momentos promovem integração da comunidade interna e externa ao Campus.

Tratando-se de projetos de extensão, a Coordenação é responsável por dar o apoio logístico à sua execução. Estes projetos podem ser desenvolvidos voluntariamente ou fomentados através de editais. Anualmente é lançado edital sistêmico, alcançando todos os campi do IFRN, a fim de conceder bolsas a alunos e servidores interessados em realizar projetos de extensão. Além desta oportunidade, a Coordenação está sempre atenta ao lançamento de editais externos, aumentando assim o leque de possibilidades no desenvolvimento de projetos na área de atuação (eixo tecnológico) do Campus. Ainda trabalha-se a orientação aos servidores quanto à gestão de projetos, desde sua elaboração à disseminação de resultados.

Por fim, a COEX promove cursos de curta duração, realizados na modalidade de Formação Inicial e Continuada, Cursos FIC, voltados para capacitação e/ou aperfeiçoamento de trabalhadores em geral, compatíveis com a demanda da região; ou ainda Cursos de Extensão, cuja concepção se adequa à busca pelos interessados em especializar-se em determinada área. Semelhante à gestão de projetos, esta Coordenação dá o apoio logístico na realização dos cursos, desde o planejamento, realização de inscrições, até a emissão de certificados.

Assim, a Coordenação de Extensão está aberta ao estreitamento dos laços com a comunidade, através do estabelecimento de parcerias e convênios, sejam estes com empresas privadas, entidades ou órgãos públicos locais, ou ainda representações da sociedade civil organizada (associações, cooperativas, etc.).

Para maiores informações, entre em contato:

Coordenação de Extensão – IFRN Campus Ceará-Mirim

Sala 034 – prédio principal