Você está aqui: Página Inicial / Campi / Canguaretama / Pesquisa e Inovação / Programa de capacitação em Pesquisa e Inovação

Programa de capacitação em Pesquisa e Inovação

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM PESQUISA E INOVAÇÃO – 2015

Sobre o Programa de Capacitação:

É uma iniciativa da COPEIN que, uma vez por ano, sistematiza minicursos que duram entre 04h e 08h, junto com professores e técnicos administrativos que se envolvem na ação voluntariamente.

Em 2015, a COPEIN conta com o apoio da Coordenação de cursos de pós-graduação do Campus, no intuito de estabelecer um processo que atenda às necessidades de todos os alunos, desde os de cursos técnicos integrados aos da especialização.

Objetivo:

Realizar um programa de minicursos para subsidiar os alunos do IFRN Campus Canguaretama em conhecimentos básicos sobre iniciação científica.

Justificativa:

A proposta é torná-lo permanente no Campus, pois oportuniza aos discentes o contato com informações sobre pesquisa e inovação, uma vez que foi constatado que 90% dos alunos que ingressam no Campus não possuem conhecimentos sobre o que é pesquisa e, tampouco, como podem atuar neste campo.

Público-alvo:

Alunos do IFRN Campus Canguaretama que possuem interesse em desenvolver e/ou participar de ações de pesquisa e inovação.

Sobre os minicursos do Programa de Capacitação:

Em 2014, foram oferecidos 07 minicursos (Currículo Lattes; Metodologia da Pesquisa Científica; Fotografia Básica; Como falar em público; SIDRA – Sistema IBGE de Recuperação Automática; Leitura e Interpretação de textos e; Análise quantitativa de Dados).

Para este ano de 2015, serão oferecidos 05 minicursos, conforme tabela abaixo:

MINICURSOS

PROFESSOR(A)

1- Currículo Lattes

16/11/15

Darlyne Fontes

2- Normas da ABNT

25/11/15

Moama Marques

3- Métodos quantitativos

30/11/15

Márcio Marreiro

4- Métodos qualitativos

09/12/15

Sandra Alves

5- Como falar em público

14/12/15

Ana Neri da Paz

Informações Gerais:

·         Os minicursos ocorrerão em dois turnos: manhã e noite.

·         Todos os minicursos dão direito a um certificado.

·         A carga horária dos minicursos é de 04h.

·         Sobre a quantidade de vagas, serão disponibilizadas 35 vagas por minicurso.

·         Todos os minicursos ocorrerão nas dependências do Campus em salas de aula que serão divulgadas próximo a data de início do minicurso.

Critérios:

- Para se inscrever, o aluno precisa estar regularmente matriculado no IFRN Campus Canguaretama.

- Caso o aluno se inscreva e não compareça, automaticamente, não poderá cursar nenhum outro minicurso do programa em 2015.