ACADÊMICO

Universidade francesa recebe visita de pesquisador do IFRN

Atividades integram protocolo que está sendo estabelecido entre instituições visando iniciar um percurso de colaboração internacional.

Publicada em 23/01/2019 Atualizada há 1 ano

No dia 22 de janeiro, Avelino A. de Lima Neto, docente do campus Canguaretama e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional, foi recebido pela professora Julie Thomas na Universidade Jean Monnet, situada na cidade de Saint Étienne (França). Em novembro, a supracitada pesquisadora visitou o campus Canguaretama e o PPGEP/IFRN, visando iniciar um percurso de colaboração internacional.

Desta vez, a instituição francesa foi a anfitriã. Pela manhã, houve uma reunião com o diretor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, o professor Michel Rautenberg, e com investigadores do Centro Max Weber, laboratório ao qual está vinculada a professora Julie Thomas. Nessa ocasião, foram apontados os interesses de investigação do campus Canguaretama e do PPGEP. O mesmo foi feito pelos pesquisadores do Centro Max Weber. Temáticas como a moradia (pessoas sem-teto, movimento sem-terra), relação homem-animais, bem como gênero, sexualidade, tecnologia e profissionalização foram postas em tela.

À tarde, no Setor de Relações Internacionais, os docentes foram informados sobre as vias de oficialização das parcerias recentemente iniciadas, levando em conta notadamente o aspecto formativo da cooperação, através do intercâmbio de estudantes e de professores. No fim do dia, o professor reuniu-se com a professora Annie Léchenet, filósofa da Faculdade de Educação da Universidade Lyon 1 e estudiosa da temática de igualdade de gênero na escola. Pôde-se, então, discutir sobre a inclusão da pesquisadora em projeto aprovado pelo prof. Avelino no edital universal do CNPq e sobre as publicações conjuntas que daí serão oriundas.

O IFRN já possui acordo de cooperação com a Universidade de Montpellier, com plano de atividades em andamento. Em maio, o PPGEP receberá o prof. Jacques Gleyse como professor visitante, com financiamento proveniente do edital de Apoio a Pesquisador Visitante/CNPq. Para o intercâmbio com a Universidade Jean Monnet, as instituições estudam a possibilidade de criar um aditivo ao acordo já existente, a fim de expandir a rede de ensino e pesquisa, fortalecendo, assim, a internacionalização institucional.

servidores