Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

ACADÊMICO

Universidade francesa recebe visita de pesquisador do IFRN

Atividades integram protocolo que está sendo estabelecido entre instituições visando iniciar um percurso de colaboração internacional.

Publicada em 23/01/2019 Atualizada há 1 ano

No dia 22 de janeiro, Avelino A. de Lima Neto, docente do campus Canguaretama e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional, foi recebido pela professora Julie Thomas na Universidade Jean Monnet, situada na cidade de Saint Étienne (França). Em novembro, a supracitada pesquisadora visitou o campus Canguaretama e o PPGEP/IFRN, visando iniciar um percurso de colaboração internacional.

Desta vez, a instituição francesa foi a anfitriã. Pela manhã, houve uma reunião com o diretor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, o professor Michel Rautenberg, e com investigadores do Centro Max Weber, laboratório ao qual está vinculada a professora Julie Thomas. Nessa ocasião, foram apontados os interesses de investigação do campus Canguaretama e do PPGEP. O mesmo foi feito pelos pesquisadores do Centro Max Weber. Temáticas como a moradia (pessoas sem-teto, movimento sem-terra), relação homem-animais, bem como gênero, sexualidade, tecnologia e profissionalização foram postas em tela.

À tarde, no Setor de Relações Internacionais, os docentes foram informados sobre as vias de oficialização das parcerias recentemente iniciadas, levando em conta notadamente o aspecto formativo da cooperação, através do intercâmbio de estudantes e de professores. No fim do dia, o professor reuniu-se com a professora Annie Léchenet, filósofa da Faculdade de Educação da Universidade Lyon 1 e estudiosa da temática de igualdade de gênero na escola. Pôde-se, então, discutir sobre a inclusão da pesquisadora em projeto aprovado pelo prof. Avelino no edital universal do CNPq e sobre as publicações conjuntas que daí serão oriundas.

O IFRN já possui acordo de cooperação com a Universidade de Montpellier, com plano de atividades em andamento. Em maio, o PPGEP receberá o prof. Jacques Gleyse como professor visitante, com financiamento proveniente do edital de Apoio a Pesquisador Visitante/CNPq. Para o intercâmbio com a Universidade Jean Monnet, as instituições estudam a possibilidade de criar um aditivo ao acordo já existente, a fim de expandir a rede de ensino e pesquisa, fortalecendo, assim, a internacionalização institucional.

Palavras-chave:
ensino
servidores

Notícias relacionadas