Mostra de Arte Cinética

Turma de Eletromecânica realiza exposição de arte cinética

A mostra durou 8 dias

Publicada em 11/04/2017 Atualizada há 1 ano

No dia 28 de março de 2017, aconteceu a exposição de arte cinética realizada por 33 alunos da turma do Curso Integrado de Eletromecânica. Apresentando como objetivo estabelecer o diálogo entre movimento e arte contemporânea, o trabalho foi coordenado pelo professor de artes, Nilton Xavier, e orientado pelos docentes das disciplinas técnicas.

A atividade foi consequência das aulas de artes, ministradas por Nilton Xavier, nas quais foram abordadas as obras de artistas nacionais e internacionais. Nesse sentido, tem-se como exemplo o destaque dado ao trabalho de Abraham Palatnik, artista plático potiguar e pioneiro em arte cinética no Brasil, reconhecido também através de suas criações, caracterizadas por instalações elétricas que tecem movimentos e jogos de luzes.

Segundo o docente, o projeto da exposição foi organizado pelos alunos e o título foi desenvolvido a partir de um conceito que eles queriam trabalhar, ligado à linguagem da escultura, à bidimensionalidade e, posteriormente, à tridimensionalidade. Além disso, por ser uma turma de eletromecânica, o professor percebeu que havia uma necessidade de conhecimentos específicos da área para desenvolver o trabalho proposto.

Assim, a partir da realização dessa atividade, os discentes puderam identificar conhecimentos da área de eletromecânica durante a produção dos objetos. Mediante a criação dos protótipos com os materiais que seriam utilizados nas peças maiores, também foi possível exercer a linguagem da arte cinética, de modo a colocar em prática no dia a dia os conhecimentos adquiridos.

servidores