Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Ação Social

Servidores do Campus doam equipamentos de proteção a recicladores de Canguaretama

Os materiais foram entregues durante uma ação social

Publicada em 22/12/2017 Atualizada há 1 ano

No dia 13 de dezembro de 2017, os professores do Campus Canguaretama Gustavo Barbalho e Sandra Alves realizaram a doação de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) a recicladores da comunidade conhecida como Jiqui, localizada no município de Canguaretama. A entrega aconteceu mediante uma ação social organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social do local em parceria com o campus.

A atividade contou com as palestras do psicólogo Sorato Marcellos e do docente e engenheiro de Segurança do Trabalho, Gustavo Barbalho, sobre a valorização do trabalho dos recicladores para a sociedade e a conscientização a respeito da importância da utilização dos equipamentos de proteção durante a coleta de materiais para reciclagem, respectivamente. Em seguida, foram entregues kits contendo chapéus, óculos, botas e luvas, os quais foram obtidos por meio de recursos oferecidos pelos servidores do campus e pela comunidade externa.

É importante ressaltar que essa doação faz parte da terceira ação de extensão de um projeto organizado pelo Instituto. A primeira aconteceu mediante a oferta de um curso do Programa Mulheres Mil para catadoras e recicladoras de lixo da comunidade, enquanto a segunda foi constituída por uma oficina de saúde bucal para 80 crianças do Jiqui, oportunidade na qual foram entregues kits com escovas, fios e cremes dentais, além da aplicação de flúor e realização de uma palestra com o dentista do campus, Lailson Lima.

 

Quanto à ação social, o psicólogo destaca a relevância da palestra e da entrega dos EPI’s como uma forma de cuidado da autoestima e fortalecimento do trabalho dos recicladores. Diante disso, a professora Sandra Alves comenta sobre a possível organização de uma associação da comunidade para que o campus possa contribuir ainda mais para a melhoria do trabalho de reciclagem realizado pelos moradores. ​

Palavras-chave:
servidores

Notícias relacionadas