Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Pesquisa e Inovação

Projeto Vila da Cultura promovido pela COPEIN/CANG, SETUR/Vila Flor e Easy Tour Brasil é apresentado em reunião do Conselho Estadual de Turismo (CONETUR)

A apresentação foi realizada pelo prof. Márcio Marreiro, seguido por Juscelino Messias do EasyTour Brasil e com a participação de Manoel Moisés e João Paulo Serafim da SETUR/Vila Flor

Publicada em 05/11/2018 Atualizada há 1 ano

Prof. Márcio Marreiro apresentando o "Projeto Vila da Cultura" em reunião do CONETUR

Em reunião ordinária do Conselho Estadual de Turismo (CONETUR), que reúne os principais stakeholders do turismo potiguar e é presidido pela Secretaria de Turismo do RN, realizada em outubro, foi apresentado pelo Professor e Coordenador de Pesquisa e Inovação do IFRN – Campus Canguaretama, Dr. Márcio Marreiro das Chagas, o “Projeto Vila da Cultura: dos Roteiros Turísticos Inteligentes em App ao Plano Municipal de Marketing e Desenvolvimento Turístico”. A proposta é fruto de parceria firmada entre a Secretaria de Turismo de Vila Flor/RN, o aplicativo EasyTour Brasil e o IFRN – Campus Canguaretama, por meio de sua Coordenação de Pesquisa e Inovação.

A proposta da apresentação foi expor e discutir no CONETUR o exemplo bem-sucedido do projeto que está sendo desenvolvido em Vila Flor/RN, com a coordenação do professor Márcio Marreiro. Como conta o professor, a primeira preocupação do projeto, discutida com o Secretário de Turismo do Município, Manoel do Nascimento Moisés, e o Assessor Técnico da SETUR/Vila Flor, João Paulo Serafim Félix, era a estruturação do produto turístico Vila Flor de forma sustentável e competitiva. Para isso, entre outras ações, foi proposta a roteirização do município e sua disponibilização em um portal e em aplicativo para que os turistas tivessem acesso e pudessem visitar o município, rico em cultura e história. Nesse momento foi essencial a parceria realizada com o aplicativo EasyTour Brasil, por meio de seu fundador Juscelino Messias, que proporcionou a disponibilização em aplicativo da roteirização realizada. O professor Márcio Marreiro destaca que no RN, nem a capital possui roteiro turístico disponibilizado em aplicativo que usa, entre outras, a tecnologia de geolocalização, sendo Vila Flor pioneira.

Além disso, ressalta Márcio Marreiro, era necessário um conjunto de ações estruturais para tentar tornar o município um destino turístico. Nesse sentido, comenta “buscamos juntos, COPEIN/CANG e a SETUR/Vila Flor, realizar o planejamento estratégico do município que pudesse indicar as diretrizes de desenvolvimento local e as principais ações a serem realizadas para este fim”. Na reunião do CONETUR foram exibidas as principais ações em implementação, dentre as diversas planejadas.

Dentre as ações prioritárias propostas pela COPEIN/CANG e SETUR/Vila Flor, é possível citar, além da roteirização disponível em aplicativo, o esforço em melhorar os acessos ao município para a comunidade local e para os turistas que vem da Praia da Pipa (Tibau do Sul) e de Barra de Cunhaú (Canguaretama), sendo o primeiro acesso resolvido de forma paliativa naquele momento (enquanto a solução definitiva está em discussão) e o segundo possui o maquinário necessário para pavimentação em processo avançado de aquisição, por parte do município, como afirma a equipe técnica da SETUR/Vila Flor.

Além disso, se pode citar a proposta de reforma e reestruturação do balneário (Beira Rio) e da Trilha do Rio Gramació, que estava sem previsão orçamentária da secretaria, e que passou a ser executada por projeto da prefeitura, conforme afirmam Manoel Moisés e João Paulo Serafim da SETUR/Vila Flor, cujo objetivo é proporcionar um espaço de lazer e cultura para a população local, visitantes e turistas. Outra proposta, aponta o professor Márcio Marreiro, era a reforma da Casa de Câmara e Cadeia, com vistas a tornar este espaço, símbolo da importância histórica do município para a região, num lugar de cultura viva. Para sua execução, “está em discussão com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) o financiamento da obra, estando a equipe de engenharia do município empenhada na elaboração do projeto estrutural e a equipe da SETUR/Vila Flor, com apoio da COPEIN/CANG, no projeto que ratifica a importância deste prédio para a história do município e de todo o RN”, como assevera João Paulo, da secretaria de turismo. Associada a reforma citada, estava a promoção contínua de eventos artísticos e culturais. O primeiro destes eventos é a Feira de Culinária Típica Local, realizada em frente a Casa de Câmara e Cadeia, pensada para ser um espaço de exposição e comercialização de comidas típicas e artesanato, entre outros produtos culturais locais, em meio a apresentações artístico-culturais e que ocorre duas vezes ao mês, conforme informações da SETUR.

Para o financiamento da elaboração do plano municipal, em edital aberto pelo Ministério do Turismo, era necessário que a cidade que estivesse pleiteando participasse de Conselho do Polo, pré-requisito que não é atendido pelo município. Partindo deste ponto, assevera Márcio Marreiro, é que foi necessário acelerar os processos, já previstos em planejamento, de atendimento aos requisitos para inserção de Vila Flor no Polo. Desse modo, houve um esforço na criação do Conselho Municipal de Turismo e do Fundo Municipal de Turismo (ambos em discussão na Câmara), do cadastro das empresas locais no CADASTUR e na formalização da política e do plano de desenvolvimento turístico local, com forte empenho da secretaria.

Ao término da apresentação do “Projeto Vila da Cultura”, vários membros do CONETUR parabenizaram pela proposta e apontaram também sugestões. Dentre eles, é possível citar George Gosson, representante da Fecomércio, que ao parabenizar o projeto ressaltou a importância de se planejar as ações, mesmo sem recurso previsto para o momento, conforme realizado em Vila Flor, pois os recursos podem vir em momento posterior, e o roteiro em aplicativo com tecnologia de geolocalização, apontando, inclusive, algumas sugestões que já estavam previstas no planejamento turístico. A questão do planejamento foi também destacada nas palavras do representante do Bando do Nordeste do Brasil, ao também parabenizar a proposta, assim como a proposta de realização de um Famtur pelo Sindicato dos Guias.

Para o professor Márcio Marreiro, a parceria “entre o IFRN, por meio da COPEIN/CANG, a SETUR/Vila Flor e o EasyTour Brasil proporcionou um ciclo virtuoso de ações para o desenvolvimento local do município de Vila Flor. Tudo fruto de um trabalho sério e empenhado de várias pessoas que buscam transformar a realidade local por meio de ações que promovam o desenvolvimento social e econômico da cidade [...] colocando em prática a função social do IFRN – Campus Canguaretama”, e conclui “é necessário também parabenizar a equipe da SETUR/Vila Flor, que inclui um recém egresso do nosso curso de Gestão de Turismo, orientando meu inclusive, pela parceria, esforço e esmero em tentar implementar todas as ações planejadas, tentando cumprir sua função enquanto secretaria, mesmo dentro das limitações que possui.”

Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas