Projeto "Mil Coisas na Retina"

Projeto Mil Coisas na Retina reinicia atividades

O próximo debate será no dia 2 de março de 2017

Publicada em 20/02/2017 Atualizada há 12 meses

No  dia 8 de fevereiro, o Projeto Mil Coisas na Retina reiniciou suas atividades com a exibição do longa A Cor Púrpura (1985). Na ocasião, seguiu-se o debate com Andressa Morais, antropológa e doutoranda em Antropologia Social pela UnB e membro da equipe do Saberes Indígenas - Campus Canguaretama. A exibição contou com a participação de alunos do integrado e da especialização, mobilizados pela professora Melissa Raposo.

Organizado pelo NUARTE, em 2017 o "Mil Coisas na Retina" foi remodelado a partir dos resultados obtidos com os projetos de pesquisa e de extensão homônimos, apoiados por editais internos do Campus Canguaretama no ano de 2016. A mudança começou pela identidade visual, elaborada pelo jornalista e designer gráfico Vitor Pimentel. No nível da estrutura, o NEABI e o NAPNE apoiam e participam do projeto, e graças à articulação da Coordenação de Extensão, a iniciativa conta também com o envolvimento da Secretaria Municipal de Educação de Canguaretama, expandindo-o ainda mais para a comunidade externa. Além disso, a equipe foi ampliada: são sete servidores e dois estudantes voluntários, os licenciandos Maria Clara e Gilmar Lima.

De fevereiro a dezembro, sempre na primeira semana e em turnos diferentes a cada mês - para facilitar a participação de todos os interessados - serão exibidos filmes e realizados debates com a presença de convidados externos ou internos. A próxima sessão acontecerá no dia 02 de março às 18h, no auditório. Desta vez, será exibido o filme  As sufragistas (2015), de Sarah Gavron, com debate conduzido por Ligys Tavares, do Coletivo Leila Diniz. Apesar das alterações estruturais, o objetivo do projeto é o mesmo: favorecer a experiência de uma educação do olhar através do cinema.

Para tanto, o referencial teórico do projeto baseia-se numa filosofia do olhar e da imagem, oriunda do pensamento francês contemporâneo e difundida nos trabalhos do Grupo de Pesquisa Estesia, do qual o coordenador do projeto, o professor Avelino Neto, é pesquisador. Diante disso, é válido ressaltar que serão emitidos, pela Coordenação de Extensão, certificados de participação que contam como carga-horária extracurricu

extensao
servidores