PESQUISA E INOVAÇÃO

Projeto Catu Criativo terá roteiro em portal e aplicativo turístico

Resultado fruto da parceria entre o IFRN, Cacique e alunos do Campus moradores da Aldeia, EasyTour Brasil e SETUR - Canguaretama

Publicada em 26/03/2019 Atualizada há 1 ano

Foto por Everaldo Costa

Roteiro Catú Criativo será disponibilizado no aplicativo turístico EasyTour Brasil por meio de parceria entre o aplicativo, o IFRN – Campus Canguaretama, por meio de sua Coordenação de Pesquisa e Inovação, a Aldeia Catu e a Secretaria de Turismo de Canguaretama. A proposta foi discutida em Famtur promovido pela SETUR – Canguaretama. Do IFRN, participaram o Professor e Coordenador de Pesquisa e Inovação, Dr. Márcio Marreiro das Chagas, e a discente e bolsista PIBIC-CNPQ, Luana Priscila Silva Rocha. Do EasyTour Brasil, estiveram presentes Juscelino Messias, Analista de sistemas, e Bruno Barbosa, Turismólogo. Toda a atividade foi conduzida pelo Cacique Luiz Katu com auxílio de outros moradores, inclusive o discente indígena Vandregefson da Costa Arcanjo, Assessor Técnico da SETUR. O Secretário de Turismo de Canguaretama, Múcio Filho, que promoveu o encontro, também esteve presente, como também equipe do Pé na Estrada.

O roteiro foi formatado a partir do que os próprios moradores locais já desenvolviam enquanto aspectos representativos de sua própria cultura e do seu histórico de resistência, sob a perspectiva das experiências criativas no turismo, como também foi pensado junto a bolsistas e voluntários da própria aldeia, durante o projeto. Além disso, cabe destacar que todo o planejamento e gestão da proposta será desenvolvida pelos discentes indígenas participantes do projeto, junto ao Cacique e demais membros da comunidade, de forma autônoma e independente, fruto do empoderamento da comunidade construído em anos de resistência.

A proposta Catu Criativo é fruto do projeto “TURISMO CRIATIVO E INOVAÇÃO NA EXPERIÊNCIA TURÍSTICA COM BASE ÉTNICA: Uma estratégia para o desenvolvimento local da comunidade indígena do Catú”, financiado pelo Edital nº 01/2018 (1º Chamada) - Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa e Inovação da Pró Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFRN, sob a coordenação do professor Márcio Marreiro. Do projeto participam também a bolsista PIBIC-CNPQ, Luana Priscila Silva Rocha (Discente do curso de Gestão de Turismo), a bolsista PIBIC-PROPI, Maria José dos Santos Pimentel (moradora do Catu), e o discente colaborador voluntário Vandregefson da Costa Arcanjo (morador do Catu), além do professor Nilton Xavier Bezerra.

Esta é uma ação no âmbito do Núcleo de Excelência em Estudos, Tecnologia e Inovação para o Mercado Turístico do Litoral Sul e Agreste (NTurTEc) e do Observatório de Turismo do Litoral Sul e Agreste Potiguar (ObservaturSul), sob a coordenação do professor Márcio Marreiro. Já o EasyTour Brasil, parceiro do projeto, é um aplicativo voltado para o turismo. Ele foi desenvolvido por alunos do IFRN Natal Central, com o objetivo de melhorar a experiência vivenciada pelo turista ao visitar uma nova cidade, oferecendo roteiros turísticos completos e interativos, com uma gama de atividades, produtos e serviços sugerido de acordo com a sua geolocalização, conforme afirma Juscelino Messias.

extensao
pesquisa