Você está aqui: Página Inicial / Campi / Canguaretama / Notícias / Campus Canguaretama sedia Audiência Pública alusiva aos 160 anos da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição
Pesquisa e Inovação

Campus Canguaretama sedia Audiência Pública alusiva aos 160 anos da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição

23/07/2018 - Representando o Campus esteve presente o Professor e Diretor Acadêmico em Exercício, Dr. Márcio Marreiro

Campus Canguaretama sedia Audiência Pública alusiva aos 160 anos da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição

Audiência Pública em alusão aos 160 anos da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição

No dia 18 de julho foi realizada no auditório do IFRN – Campus Canguaretama a Audiência Pública alusiva aos 160 anos da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. A solenidade, além de celebrar o aniversário da Paróquia de Canguaretama, visava também discutir o desenvolvimento do turismo religioso na cidade dos Santos Mártires. Representando o IFRN – Campus Canguaretama, esteve presente o Coordenador de Pesquisa e Inovação e Diretor Acadêmico em Exercício, além de outras autoridades do município, como o pároco da cidade e proponente da audiência.

Para o professor Márcio Marreiro, solenidades como estas que reúnem gestores, membros da igreja, historiadores e comunidade local em torno da discussão sobre o potencial e a estruturação do turismo religioso na cidade são fundamentais para o desenvolvimento do segmento no município, como também para o empoderamento da própria sociedade de Canguaretama/RN neste processo. Destaca ainda o papel central do IFRN – Campus Canguaretama como instituição que pode colaborar com formação técnica especializada e, inclusive, realização de estudos, como os já realizados.

Nesse sentido, é possível ressaltar pesquisa realizada no Campus Canguaretama pela Tecnóloga em Gestão de Turismo, Maria de Fátima da Rocha, sob orientação do professor Márcio Marreiro, que realizou uma análise sobre o potencial de desenvolvimento do turismo religioso no município e diagnosticou os aspectos que deveriam ser melhorados ou potencializados em Canguaretama para estes fins. O trabalho foi publicado no início de 2018 com o título “ANÁLISE DO POTENCIAL PARA DESENVOLVIMENTO DO TURISMO RELIGIOSO NA TERRA DOS MÁRTIRES DE CUNHAÚ (CANGUARETAMA/RN) SOB A PERCEPÇÃO DOS STAKEHOLDERS LOCAIS”, podendo servir de guia para determinadas ações por parte das iniciativas pública e privada da cidade.

O evento contou ainda com a apresentação do Grupo de Violino de Convivência de Vínculos de Canguaretama e da Banda de Música de Goianinha. Ao término da audiência, após as apresentações e considerações dos presentes, ficou patente a relevância da discussão e o compromisso de novas rodadas de diálogos com vistas a aprofundar as questões levantadas, tais como infraestrutura, capacidade de carga, necessidade de novos estudos, entre outras.

Ações do documento

Página em carregamento