Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Pesquisa e Inovação

Praia da Pipa tem roteiro elaborado e disponibilizado em aplicativo por meio de parceria entre IFRN – Campus Canguaretama e EasyTour Brasil

Participaram do mapeamento o Professor e Diretor Acadêmico em Exercício, Dr. Márcio Marreiro, e Juscelino Messias, fundador do EasyTour Brasil

Publicada em 28/01/2019 Atualizada há 12 meses

Equipe EasyTour e Prof. Márcio Marreiro

Nos dias 19 e 20 de janeiro, foi realizada a primeira etapa do mapeamento dos pontos turísticos do município de Tibau do Sul com vistas a inserção do conteúdo no aplicativo EasyTour Brasil. Esta ação promove a roteirização turística do município de Tibau do Sul, e seus distritos de Pipa e Sibaúma, seguida da disponibilização dos roteiros locais aos turistas, visitantes e própria comunidade local que desejar visitar os aspectos únicos da cidade por meio de um aplicativo. A primeira etapa teve como foco as praias, sendo a segunda voltada as experiências locais. Essa proposta é fruto de uma parceria realizada entre o aplicativo EasyTour Brasil e o Professor e Diretor Acadêmico do IFRN – Campus Canguaretama, Dr. Márcio Marreiro das Chagas.

A proposta é integrar os atrativos da Pipa aos demais atrativos da região, formando assim roteiros integrados entre os destinos do litoral sul e estimular a diversificação da oferta turística da região. Além disso, a ideia é que o turista que visita a Praia da Pipa possa conhecer todos os atrativos turísticos do município sendo guiados pelo aplicativo que conta com informações detalhadas dos locais, atividades, produtos e serviços turísticos e conduz o visitante por meio da tecnologia de geolocalização. Para isso, aponta o profº Márcio Marreiro, é imprescindível a parceria com o EasyTour Brasil. Este é um aplicativo voltado para o turismo. Ele foi desenvolvido por alunos do IFRN Natal Central, com o objetivo de melhorar a experiência vivenciada pelo turista ao visitar uma nova cidade, oferecendo roteiros turísticos completos e interativos, com uma gama de atividades, produtos e serviços sugerido de acordo com a sua geolocalização, conforme afirma Juscelino Messias.

Participam do projeto de mapeamento dos atrativos e desenvolvimento dos roteiros turísticos da Praia da Pipa, o Analista de Sistemas e Fundador do EasyTour Brasil, Juscelino Messias, a discente do IFRN – Campus Canguaretama e bolsista PIBIC-CNPQ, Luana Priscila Silva Rocha e o Professor e Diretor Acadêmico em Exercício do IFRN – Campus Canguaretama, Márcio Marreiro das Chagas.

A ação é fomentada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), por meio do seu Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), com o projeto “EXPERIÊNCIAS CRIATIVAS EM ROTEIROS TURÍSTICOS INTEGRADOS NO LITORAL SUL: Uma proposta de levantamento de atrativos e elaboração de roteiros com produtos criativos na região”, sob coordenação do professor Márcio Marreiro das Chagas. Esta proposta é vinculada ao Núcleo de Excelência em Estudos, Tecnologia e Inovação para o Mercado Turístico do Litoral Sul e Agreste (NTUR-Tec), também sob coordenação do professor Marreiro.

 

Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas