Congresso Internacional

IFRN apoia Congresso Internacional em São João del-Rei/MG

O evento acontecerá no período de 22 a 25 de outubro de 2017

Publicada em 24/02/2017 Atualizada há 1 ano

O IFRN, através do servidor Avelino Neto, professor de Filosofia no Campus Canguaretama, é uma das instituições que apoiarão a realização do I Congresso Internacional de Fenomenologia, Arte e Educação, promovido pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), em Minas Gerais. A aproximação entre o IFRN e a UFSJ se deu através do Grupo de Pesquisa Estesia, da UFRN, no qual o referido professor é pesquisador e em que o organizador do evento, o professor Gilberto Damiano, realiza a sua pesquisa pós-doutoral, sob a supervisão da coordenadora do grupo, a professora Petrucia Nóbrega.

Segundo o organizador, o evento cria espaços de encontros entre investigadores da área de Fenomenologia, Educação e Arte numa perspectiva transdisciplinar. Também reunirá estilos diferentes de se fazer fenomenologia por meio de uma rede de exposições e debates com pessoas que convivem e produzem saberes informais ou formais nas áreas de educação e, em especial, no âmbito da arte, oferecendo possibilidades de diálogos entre a fenomenologia, base orientadora do Congresso, com outras referências filosóficas.

Além disso, espera-se congregar educadores, alunos de graduação e de diferentes programas de Pós-graduação, e outros interessados nas temáticas propostas de forma a compartilharem suas experiências. Esse grande fórum será palco para debates a respeito de Fenomenologia, Educação e Arte, bem como Didáticas, Metodologias de Ensino, Pesquisa nos campos da Pedagogia, da História, da Educação Física, da Religião, da Psicanálise e outras áreas afins.

Assim, o IFRN e o Grupo Estesia atuarão juntos no apoio ao congresso, que se realizará nas dependências da própria UFSJ, do dia 22 ao dia 25 de Outubro de 2017. A submissão de resumos se dará entre 01/05 e 10/06, e  até junho as inscrições custarão R$ 70,00. Pesquisadores da Filosofia, das Artes e da Educação são convidados a apresentar as suas pesquisas concluídas ou em andamento. Após o evento, além dos anais, a comissão organizadora pensa na possibilidade uma coletânea de textos pela Editora do IFRN, na Coleção Corpo & Educação.

extensao
servidores