Internacionalização

I Encontro Intercultural no Campus Canguaretama integra culturas locais e internacionais

O evento aconteceu na última terça-feira (28)

Publicada em 31/03/2017 Atualizada há 12 meses

Na última terça-feira (28), as alunas do Curso Superior em Tecnologia de Gestão de Turismo, Cristiana Bezerra, Emannuelle Vannessa Silva Nunes, Josilene Alves de Souza, Maria Viviane do Nascimento, Maria Analice Antônio da Silva e Nicélia Rosa da Silva Conceição promoveram o I Encontro Intercultural no Campus Canguaretama, o qual foi coordenado pelo professor Helber Wagner da Silva e orientado pela docente Ana Neri da Paz Justino. O evento promoveu um momento interativo entre diversas culturas nacionais e internacionais, no qual, através de palestras e apresentações, foi abordada a importância das culturas indígena e quilombola na Microrregião do Litoral Sul do Estado

Inicialmente, pela manhã, houve a recepção da professora Iaconara Miranda de Albuquerque, do assessor de relações internacionais do IFRN, Marcelo Henrique Carneiro Camilo, de alguns alunos do Campus Natal Central e de 19 intercambistas dos países Áustria, Costa Rica, Dinamarca, Estados Unidos, Finlândia, França, Haiti, Itália, México, Polônia, República Checa, Tailândia e Taiwan. Em seguida, todos participaram de uma trilha ecológica na comunidade do Catu.

Após a realização da trilha, o pajé, conhecido como Luiz do Katu, ministrou uma palestra sobre a cultura indígena local e uma oficina de pintura aos visitantes. Além disso, a dança do Toré foi exposta. Durante a tarde, a programação do evento foi desenvolvida no campus. A abertura, no Auditório, também contou com a presença do Diretor-Geral Valdelúcio Ribeiro e do professor Fellipe Ferreira e com apresentação do grupo de dança Divdance, o qual é composto pelos discentes dos Cursos Técnicos e Superiores. O momento expôs vários ritmos musicais para que os intercambistas pudessem conhecer mais sobre a cultura local.

Ademais, a palestra: “Interculturalidade e comunidades étnicas da microrregião litoral sul: um marco para a história do Rio Grande do Norte”, ministrada pelo Diretor Acadêmico Flávio Ferreira, abordou a importância do diálogo entre as culturas como um meio de valorização e afirmação identitária dos povos e a relevância das tecnologias de informação como aspectos fundamentais à promoção de uma comunicação interligada.

Posteriormente, o Coordenador de Extensão, Helber Wagner da Silva, apresentou “Relato de Experiências sobre a importância da internacionalização no ensino médio”, exposição que ressaltou  a pertinência dos projetos de extensão e de pesquisa para a integralização dos alunos na associação de diversos conhecimentos acadêmicos, socioeconômicos e culturais.

Finalizando a programação no Auditório, a exposição do “Intercâmbio: a experiência do IFRN-CNAT com professora Iaçonara Miranda e intercambistas do CNAT” salientou  a importância da interiorização para o processo de internacionalização nos IFES, a qual é permeada pela parceria entre escola, instituições e família e pela troca de conhecimentos que se dá através da “salada” cultural mediante o encontro dos povos.

No centro de convivência, a apresentação do Coco de Zambê e da Capoeira, cujos integrantes são de Sibaúma, distrito do município de Tibau do Sul/RN, acompanhado de um lanche com comidas típicas e frutas tropicais foi um momento de maior interação entre todos os participantes, no qual puderam dançar e dialogar acerca de seus costumes. Quanto à realização do I Encontro Intercultural, as alunas Maria Analice Antônio da Silva  e Josilene Alves de Souza revelam que as expectativas foram alcançadas a partir da interculturalidade promovida entre os alunos, servidores, intercambistas e as comunidades indígena e quilombola.

extensao
servidores